23.5 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
23.5 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
EspeciaisInformativosIndústria recua em 6 de 15 locais em pesquisa de janeiro. -...

Indústria recua em 6 de 15 locais em pesquisa de janeiro. – IBGE

A produção industrial no Brasil apresentou uma queda de 1,6% em janeiro, com seis dos 15 locais pesquisados registrando taxas negativas. Espírito Santo e Pará foram os estados com os maiores recuos, com -6,3% e -4,9%, respectivamente. Outros estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Ceará também tiveram resultados negativos. Por outro lado, o Amazonas teve a maior expansão, com 16,7%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial avançou 0,4%, com resultados positivos em 10 dos 18 locais pesquisados. Na média móvel trimestral, 11 dos 15 locais pesquisados apresentaram taxas positivas, com destaque para Amazonas, Ceará, Paraná, Região Nordeste, Minas Gerais e Bahia.

Na comparação com janeiro de 2023, a indústria nacional cresceu 3,6%, com avanços em 16 dos 18 locais pesquisados. Rio Grande do Norte, Amazonas e Goiás foram os estados com as maiores expansões. Pará, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul apresentaram recuos na produção.

No acumulado dos últimos doze meses, a indústria avançou 0,4%, com destaque para Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Pará. Maranhão foi o único estado a apresentar queda nesse período.

Esses dados refletem a dinâmica da indústria nacional nos últimos meses, com alguns estados apresentando crescimento enquanto outros enfrentam desafios. O setor industrial é de extrema importância para a economia do país, sendo fundamental para o desenvolvimento e a geração de empregos. É essencial que políticas públicas e estratégias sejam adotadas para impulsionar a indústria e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

Portal IBGE

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.