Ilha de Itaputera, uma das poucas ilhas do Estado que se pode chegar caminhando, atrai cada vez mais pessoas que gostam de um local tranquilo e acolhedor, em Marataízes.
A ilha de Itaputera, que em tupi-guarani, significa pedra submersa, localizada na Barra do Itapemirim, atrai principalmente, famílias que levam suas comidas e bebidas, visto que no local não tem um quiosque.
Reduto de pescadores, tem uma praia principal, e duas pequenas. Seu visual é esplendido e pode-se contemplar a junção das águas doce do rio com a água salgada, no seu vai e vem na foz do rio Itapemirim.
Próximo a ilha Branca ou do Farol, local de desova dos atis ou andorinhas marinhas.
O ilha tem atraído cada vez mais visitantes que se divertem em piqueniques, debaixo das sombras das duas únicas árvores do local.
Para a criançada, os vendedores de picolés fazem a festa. Já as gêmeas Mariana e Manoela, preferem milho (fotos no final da matéria).
Banhistas pedem que sejam colocadas lixeiras, e o que se presencia e uma coleta individual dos guardas-vidas, que levam sacolas.
As motos estacionadas na entrada do acesso à ilha, é outro problema, mesmo proibidas, são vistas. Até as eternas redes, que levam a óbito as tartarugas, e impedindo que diversas espécies de peixes façam a piracema, usando a foz do rio como entrada para a desova na beira do manguezal, onde acontecesse a reprodução das espécies.