20.6 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
20.6 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEducaçãoIfes Campus Linhares recebe programação do projeto Cultura em Toda Parte

Ifes Campus Linhares recebe programação do projeto Cultura em Toda Parte

São palestras e oficinas gratuitas em várias áreas, como música, audiovisual e teatro.

O Ifes Campus Linhares vai receber atividades do projeto Cultura em Toda Parte 2022, nos dias 13 e 14 de abril. As ações incluem oficinas e palestras de áreas como música, audiovisual e teatro, e também serão realizadas no Ceefmti Bartouvino Costa, no município. A união da cultura e da educação é um dos destaques do Cultura em Toda Parte, que promove a formação com o objetivo de instrumentalizar o público de cada região.

Para participar, os interessados podem se inscrever via formulário Google. Cada oficina acontece ao longo de dois dias e as palestras acontecem em uma única apresentação. São 20 vagas para cada oficina e 60 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.

O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi, do Ifes Campus Linhares e da Prefeitura Municipal de Linhares. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Veja a programação e faça sua inscrição:

Oficinas no Campus Linhares

Introdução à Produção Musical
com Marcelo Shimu
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas

Sobre a oficina: Para que uma música chegue até os ouvintes, seja numa mídia física (vinil, CD) ou através das plataformas online, há um processo que envolve diversas etapas e profissionais. Durante a Oficina de Produção Musical será possível entender o caminho da criação musical por trás das faixas sonoras que escutamos. Essa atividade também tem o objetivo de despertar e tornar a produção musical acessível principalmente para o público jovem e apresentará as etapas da produção (captação, edição, equalização, compressão, construção de beats e mixagem) até o resultado final de uma obra musical.

Sobre Marcelo Shimu: beatmaker desde 98, amante da música desde sempre. É produtor musical do Stúdio 3 que tem uma conexão forte com a cultura hip hop, o dub e a música eletrônica em geral. Desenvolve também tratamentos de áudio para projetos audiovisuais, peças eletroacústicas e paisagens sonoras. Já realizou o trabalho de produção musical para artistas como o Fora do Padrão, Júnior CP, Lecasul, Preta Roots, NC Crew, Cesar MC, MC 90 , VK Mac, Buda e Dudu MC.

Criação de Vídeos para Celular
com Andie Freitas
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 14 horas

Sobre a oficina: O objetivo é fazer com que os participantes entendam a poderosa ferramenta para o audiovisual que é o celular e oferecer meios para que possam utilizá-lo da melhor maneira possível.

Sobre Andie Freitas: fotógrafa, videomaker e roteirista e atua no mercado audiovisual desde 2012. Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo, sempre foi apaixonada por contar histórias

Iniciação Teatral: O Corpo Popular
com Cleverson Guerrera
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas

Sobre a oficina: a formação pretende, através de exercícios e jogos teatrais, trazer a vivência e o estímulo do corpo popular, este corpo que fala e tem partitura corporal, sendo disponível que possibilita a mudança de pensar. Representa o movimento de vida, de festa e de celebração, visando a desconstrução do erudito e construção do saber que tem como alicerce o povo. O corpo festivo, afetivo e acessível. Estimulando a desmaterialização do corpo e desconstrução de estereótipos por meio da exploração de planos (alto/médio/baixo), buscando presença, imaginação criadora, percepção, intuição, memórias, sensação, ação… Isso tudo com a linguagem teatral.

Sobre Cleverson Guerrera: Educador social. Ator e bailarino, formado pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI e ator da Cia. Campaneli e coordenador do grupo Vira Lata de Teatro.

Palestras no Campus Linhares

Panorama Histórico da Capoeira Reza Forte
com Mestre Militão Reza Forte
13 de abril, quarta-feira, às 17 horas

Sobre a palestra: Genuinamente brasileira, a capoeira é uma expressão cultural criada pela população negra durante o período da escravidão e compreende elementos de arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. A capoeira é construída a partir das relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos e sua difusão ocorre de modo oral e gestual nas ruas e academias. Exemplo desse tipo de experiência está presente na trajetória da Associação Reza Forte de Capoeira Difusão Cultural e Socioambiental, organização liderada pelo Mestre Militão e que existe desde 1985.

Sobre Mestre Militão Reza Forte: artesão, músico e mestre de capoeira. É técnico em Meio Ambiente e Gestor Ambiental com atuação em todos os 78 municípios do Espírito Santo. Ainda criança, iniciou seu aprendizado na capoeira com seu avô e tem 46 anos de experiência em atividades de Capoeira e Cultura Negra com atuação em diversos estados brasileiros. Responsável pela formação de mais de 25 mestres de capoeira e de cerca de 20 associações de capoeira e cultura. É membro do movimento do movimento negro e idealizador de diversos projetos envolvendo capoeira e meio ambiente.

O Movimento Cineclubista Internacional e a Contribuição do Brasil
com Claudino de Jesus
14 de abril, quinta-feira, às 17 horas

Sobre a palestra: o Brasil sempre teve presença marcante na organização contemporânea da FICC, desde a retomada do movimento cineclubista nacional na década de 1970, tendo ocupado o Secretariado Latino-americano na década de 1980 e retornado à direção da entidade em 2006, ocupando a Vice-Presidência e depois a Presidência da entidade internacional. Estas representações significam a importância que tem o movimento brasileiro no cenário internacional. E particularmente o ES é destaque nesta história. Conhecer a história é passaporte para a construção do futuro!

Sobre Claudino de Jesus: médico, professor aposentado da UFES, gestor público, cineclubista, realizador e produtor cultural, iluminador cênico, ator e diretor teatral. Foi presidente do Conselho Nacional e da Federação Internacional de Cineclubes, membro do Conselho Nacional de Cinema e da Embrafilme, do Conselho da Secretaria do Audiovisual e dos Conselhos Municipal de Cultura de Vila Velha e do Estadual de Cultura. Sócio fundador da ABCD – ES, tendo sido seu Vice-Presidente, do Conselho Nacional de Cineclubes e da Organização dos Cineclubes Capixabas. Atualmente Secretário Adjunto para América Latina da Federação Internacional de Cineclubes

Palestra no Ceefmti Bartouvino Costa

Literatura: Escrita e Oralidade
com Jorge Nascimento
14 de abril, quinta-feira, às 19 horas

Sobre a palestra: a comunicação propõe discutir, de forma panorâmica, algumas questões as relações existentes entre Palavra e Literatura, quer seja pela escrita ou pela oralidade. Para atingir tal objetivo, faremos um levantamento histórico dessas modalidades até chegarmos às manifestações populares brasileiras, por exemplo, a Literatura periférica, os SLAMS, o RAP, o Samba, o Congo e o repente. Pensando tais formas de expressão popular como formas de resistência.

Sobre Jorge Nascimento: é professor no Departamento de Línguas e Letras da Ufes e atuou no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma Universidade. Doutor em Letras Neolatinas pela UFRJ. Suas pesquisas atuais envolvem os seguintes temas: Rap, Poesia Periférica, Literatura Brasileira, Literatura Espanhola e Hispano-Americana, Julio Cortázar e Crítica. É autor do livro Visagens (Editora Cousa) e também atuou como membro do corpo editorial da Revista Contexto e da Revista Eletrônica de Estudos Literários (Reel). Possui vários artigos sobre os temas de suas pesquisas em publicações nacionais e internacionais.



IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também