Estudantes e egressos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) demonstraram inovações com impacto social, ambiental e tecnológico em sua participação no ESX 2025 – Innovation Experience, realizado na Praça do Papa, em Vitória. O evento, promovido pelo Sebrae/ES e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), destacou iniciativas nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade.
Dentre os projetos apresentados, o MarSeguro, do Campus Piúma, desenvolveu um aplicativo móvel que visa aumentar a segurança no transporte marítimo. A egressa Luiza Meirelles ressalta a importância do app, afirmando que ele pode ajudar os navegantes a se prevenirem de acidentes com informações úteis no dia a dia.
A empresa júnior EmPro Jr., do Campus Cariacica, demonstrou como estudantes de Engenharia de Produção atuam como consultores em empresas reais, conforme explicou Maria Luiza Garcia: “Nosso objetivo é demonstrar como a Engenharia de Produção pode contribuir para a resolução de desafios enfrentados por negócios.”
No Campus Itapina, a startup Olebac Soil apresentou pesquisas sobre inoculantes agrícolas que, segundo Ana Clara Bernabé, visam melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas e minimizar os danos ambientais causados pelo uso excessivo de fertilizantes químicos.
Outro projeto de destaque foi o Interativa 4D, que utiliza impressão 3D para auxiliar no ensino inclusivo. Pedro Lacerda informou que a tecnologia já permitiu a alunos com deficiência aprender conteúdos de anatomia animal de forma mais eficaz, proporcionando a possibilidade de visualização e toque em estruturas anatômicas.
Na mostra noturna, Detecção de Deepfakes, do campus Serra, trouxe uma proposta para reforçar a segurança digital e combater a desinformação, conforme pontuou o pesquisador Erikson Ferreira, que abordou o desafio de identificar novos modelos de “deepfake” sem necessidade de retreinamento constante.
O projeto Una Digital, incubado no campus Guarapari, apresentou um software de gestão que se diferencia pela simplicidade e personalização no atendimento ao cliente. O idealizador Jefferson Greick destacou que a ferramenta permite um acompanhamento constante e incorpora sugestões dos usuários.
Por fim, o Programa Gênesis II anunciou uma maratona de ideias e apoio a novos negócios, oferecendo capacitações e investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O professor Faiçal Gazel, do campus Linhares, enfatizou que o programa proporcionará a abertura de empresas com CNPJ e acompanhamento de mentores durante um ano.
Da Agifes.