21.6 C
Marataizes
sexta-feira, julho 25, 2025
25 de julho de 2025
25 de julho de 2025
NotíciasIFESIFES apresenta projetos inovadores no ESX 2025 com protagonismo estudantil

IFES apresenta projetos inovadores no ESX 2025 com protagonismo estudantil

Estudantes e egressos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) demonstraram inovações com impacto social, ambiental e tecnológico em sua participação no ESX 2025 – Innovation Experience, realizado na Praça do Papa, em Vitória. O evento, promovido pelo Sebrae/ES e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), destacou iniciativas nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade.

Dentre os projetos apresentados, o MarSeguro, do Campus Piúma, desenvolveu um aplicativo móvel que visa aumentar a segurança no transporte marítimo. A egressa Luiza Meirelles ressalta a importância do app, afirmando que ele pode ajudar os navegantes a se prevenirem de acidentes com informações úteis no dia a dia.

A empresa júnior EmPro Jr., do Campus Cariacica, demonstrou como estudantes de Engenharia de Produção atuam como consultores em empresas reais, conforme explicou Maria Luiza Garcia: “Nosso objetivo é demonstrar como a Engenharia de Produção pode contribuir para a resolução de desafios enfrentados por negócios.”

No Campus Itapina, a startup Olebac Soil apresentou pesquisas sobre inoculantes agrícolas que, segundo Ana Clara Bernabé, visam melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas e minimizar os danos ambientais causados pelo uso excessivo de fertilizantes químicos.

Outro projeto de destaque foi o Interativa 4D, que utiliza impressão 3D para auxiliar no ensino inclusivo. Pedro Lacerda informou que a tecnologia já permitiu a alunos com deficiência aprender conteúdos de anatomia animal de forma mais eficaz, proporcionando a possibilidade de visualização e toque em estruturas anatômicas.

Na mostra noturna, Detecção de Deepfakes, do campus Serra, trouxe uma proposta para reforçar a segurança digital e combater a desinformação, conforme pontuou o pesquisador Erikson Ferreira, que abordou o desafio de identificar novos modelos de “deepfake” sem necessidade de retreinamento constante.

O projeto Una Digital, incubado no campus Guarapari, apresentou um software de gestão que se diferencia pela simplicidade e personalização no atendimento ao cliente. O idealizador Jefferson Greick destacou que a ferramenta permite um acompanhamento constante e incorpora sugestões dos usuários.

Por fim, o Programa Gênesis II anunciou uma maratona de ideias e apoio a novos negócios, oferecendo capacitações e investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O professor Faiçal Gazel, do campus Linhares, enfatizou que o programa proporcionará a abertura de empresas com CNPJ e acompanhamento de mentores durante um ano.

Da Agifes.

Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Confira Também