24 C
Marataizes
sexta-feira, abril 11, 2025
sexta-feira, 11 abril 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
24 C
Marataizes
sexta-feira, 11 abril 2025
NotíciasGoverno ESIema cria plataforma para melhorar divulgação dos dados de monitoramento da poeira...

Iema cria plataforma para melhorar divulgação dos dados de monitoramento da poeira sedimentável

Os dados sobre a medição da poeira sedimentável estão mais simples e práticos de serem acessados. Isso porque, a Coordenação de Qualidade do Ar, Áreas Contaminadas e Informações Ambientais (CQAI), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), criou uma nova plataforma para divulgação dos dados obtidos nas redes de monitoramento da poeira sedimentável (RMPS) existentes no Estado. 

A implementação da plataforma visa a dar melhor acesso aos dados das redes de monitoramento, podendo ser realizadas análises gráficas, aplicação de filtros de seleção e downloads das séries históricas de monitoramento. “Antes, os dados eram apresentados em planilha. Agora, criamos uma plataforma mais amigável e acessível para exibi-los”, destacou o coordenador da CQAI, Alex Barcellos.   

Por meio da nova ferramenta, também é possível visualizar espacialmente onde estão localizados os pontos de monitoramento. O sistema foi desenvolvido pela própria equipe da CQAI, que está trabalhando também na construção da plataforma para a disponibilização da série histórica dos dados gerados na Rede de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RAMQAr – RGV).

 

Monitoramento da qualidade do ar

O Iema realiza dois tipos de monitoramento da qualidade do ar: um deles é para a medição de poeira sedimentável, feita pela Rede Manual de Monitoramento de Poeira Sedimentável (RMPS) e outro para a medição dos poluentes previstos nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), feito pela Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr). 

Para a poeira sedimentável, atualmente existem duas redes de monitoramento: uma na região da Grande Vitória (RMPS – RGV), englobando os municípios da Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória, e a outra na região Sul, nos municípios de Anchieta e Guarapari (RMPS – Sul). Em cada ponto delas, estão instalados coletores manuais de poeira sedimentável. A partir da massa acumulada em cada coletor, após trinta dias de exposição, são determinadas as taxas de desposição de poeira sedimentável. Destaca-se que no Brasil apenas o Estado do Espirito Santo realiza este tipo de monitoramento de forma sistemática. 

A RAMQAr também está na Grande Vitória e na região sul, sendo composta por Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar (EMQAr), dotadas de equipamentos que coletam e analisam continuamente amostras do ar, processando as informações geradas na forma de médias horárias.

 

Serviço:

Confira a nova plataforma:
https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/dadosdemonitoramento/manual_grafico
(Basta clicar em Dados, tanto para Grande Vitória, quanto para região Sul) 

Confira os dados das redes de monitoramento:
https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/dadosdemonitoramento

  

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES



Fonte: Governo ES

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.