19.2 C
Marataizes
quinta-feira, julho 3, 2025
3 de julho de 2025
spot_img
CidadesMarataízesIdoso vira andarilho com casa alugada em Piúma | Jornal Espírito Santo...

Idoso vira andarilho com casa alugada em Piúma | Jornal Espírito Santo Notícias

A senhora que diz cuidar de seu José disse que ele sempre viveu nas ruas, embora a família dele na Grande Vitória seja muito bem sucedida

O aposentado José Neves da Silva, 86 anos está vivendo literalmente nas ruas. Todo dia é visto em uma rua diferente em Piúma, alguma vezes perambulando sentido Anchieta, outras vezes nas imediações do bairro Niterói. Sempre com uma bolsa, pedindo uma moedinha e sujo.

E qual é a realidade de seu José, afinal de contas?

Seu José Neves contou a uma funcionária da Padaria da Família que a mulher que cuida dele, dona Aparecida havia expulsado ele de casa há uma semana, trancado a casa e ido embora da cidade.

Preocupada com a situação do aposentado, a funcionária da Padaria entrou em contato com o jornal pedindo ajuda uma vez que, o idoso estava muito sujo, há dias com a mesma roupa, com fome e carregando uma bolsa com alguns pertences. A funcionária da Padaria disse que hoje deu café e pão a ele, mas é pouco, pois ele tem direitos garantidos no Estatuto do Idoso. Mais do que isso, é um ser humano que merece ser respeitado.

A porta da casa estava fechada com cadeado para o lado de fora

A Reportagem foi a casa onde dona Aparecida reside com seu José. Realmente a casa estava toda fechada e o portão com o cadeado trancado pelo lado de fora. Depois de chamar bastante dona Aparecida chegou à janela e disse que seu José estava há três dias somente fora de casa. 

Contou várias versões para a história, disse que desde março o aposentado e ela não recebem o benefício e que foram furtados por uma mulher. Disseque estava passando necessidades. E que seu José tem problemas mentais, e xinga a ela todos os dias e diz que vai matá-la.

Dona Aparecida contou que por várias vezes já foi resgata-lo nas ruas e que o idoso precisa é de internação, pois ele é alcoólatra e louco.

Minutos depois que a reportagem saiu da casa de dona Aparecida, seu José surgiu na rua. “Fiquei observando-o se aproximar da casa. Ao chegar próximo a residência o idoso disse: ela foi embora e trancou a casa, estou com fome. Eu resolvi buzinar e chamar pela dona Aparecida, quando ela abriu a porta e ficou muito agitada, dizendo que ele só sabe xinga-la. Ele se virou e saiu novamente por uma rua no Porto. Estava com cabelo grande, sem banho há dias e me disse que estava com muita fome”. (Luciana Maximo).

A história é muito complexa, dona Aparecida diz que uma mulher, entrou a casa e furtou os documentos deles, fez um empréstimo no banco e o pagamento do aposentado está comprometido. Depois diz que recebeu um pouco do salário recentemente, depois disse que está passando muitas necessidades. Disse que o idoso não para em casa e que ela tem muita gratidão por ele, pois ele é muito bom para ela. Ao mesmo tempo em que ela diz que ele a xinga e fala com frequência que vai matá-la.

Dona Aparecida afirmou ainda que seu José gosta mesmo de viver nas ruas e vive dizendo que vai embora.

Segundo dona Aparecida, a família de seu José é de Carapina e Vitória, é bem sucedida, entretanto, não quer saber dele.

Em contato com o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Piúma a informação é que a assistente social do órgão está viabilizando uma internação para seu José no Lar de Idosos, porém, a mulher que cuida dele não apresentou os documentos dele, dificultando a ação.

O jornal entrou em contato com a Ouvidoria do Idoso do Ministério da Família e relatou o fato. A Ouvidoria vai apurar e tomar as medidas cabíveis.

Em contato com a Polícia Civil – PC de Piúma foi solicitado que o jornal formalize uma denúncia no 181 para que possam investigar o caso e tomar as devidas providências.  

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias

Confira Também