20.7 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
20.7 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
EspeciaisInformativosIBGE prevê safra de 299,6 mi t em 2024, conforme previsão de...

IBGE prevê safra de 299,6 mi t em 2024, conforme previsão de abril – IBGE

A produção de **cereais, leguminosas e oleaginosas** estimada para o ano de 2024 apresenta uma diminuição de 5,0% em relação ao ano anterior, totalizando 299,6 milhões de toneladas. Esse valor é 0,4% maior do que a estimativa divulgada em março, representando um acréscimo de 1,2 milhão de toneladas.

**Agricultura no Brasil em 2024**

A área a ser colhida é de 77,9 milhões de hectares, o que equivale a uma estabilidade frente ao ano anterior, com um crescimento de 0,2% em relação ao mês de março.

Os principais produtos agrícolas, como **arroz, milho e soja**, representam 91,6% da produção estimada e respondem por 87,0% da área a ser colhida. Em comparação com o ano de 2023, observa-se um aumento na área plantada de algodão herbáceo (em caroço), arroz em casca, feijão e soja, enquanto o milho, trigo e sorgo apresentam reduções.

**Produção por Região**

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas teve variações positivas nas Grandes Regiões Sul e Norte, com crescimento de 8,3% e 7,6%, respectivamente. Já as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste tiveram variações negativas de 12,2%, 10,5% e 3,1%, respectivamente. Em relação à variação mensal, a região Nordeste teve crescimento, enquanto Sudeste e Sul apresentaram declínio.

**Liderança na Produção**

Mato Grosso se destaca como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,0%, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que, somados, representam 79,2% do total. A distribuição regional indica que o Centro-Oeste lidera com 47,2%, seguido pelo Sul, Sudeste, Nordeste e Norte.

**Destaques na Produção**

Em relação ao mês anterior, houve aumentos na produção da batata, sorgo, soja, feijão, cevada, tomate, arroz, aveia, e declínios na produção de cacau, trigo, feijão, batata, milho e sorgo.

**Produção dos Principais Cultivos**

O **arroz** apresenta uma produção estimada de 10,5 milhões de toneladas, com crescimento em relação ao ano anterior. Já a produção de **feijão** deve alcançar 3,3 milhões de toneladas, atendendo à demanda interna. O **milho** totaliza 115,8 milhões de toneladas, com redução em relação ao ano anterior. A **soja** deve atingir 148,3 milhões de toneladas, com aumento na área plantada.

**Conclusão**

A produção agrícola no Brasil em 2024 apresenta uma série de desafios e oportunidades, com variações nas estimativas de produção de diferentes cultivos. A diversidade regional e a importância dos principais estados produtores refletem a complexidade e o dinamismo do setor agrícola no país.

Portal IBGE

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.