Incêndios Florestais: Atividades Criminosas Devastaram 30 Milhões de Hectares em 2024
Os incêndios florestais que devastaram mais de 30 milhões de hectares no Brasil ao longo de 2024 foram, em grande parte, atribuídos a atividades criminosas, conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O diretor de Proteção Ambiental da autarquia, Jair Schmitt, anunciou em coletiva de imprensa realizada no dia 8 de maio de 2025, que 242 pessoas foram autuadas, resultando em um total de multas e outras medidas administrativas que superam R$ 460 milhões. As ações do Ibama continuam a se concentrar na identificação de áreas de maior risco, com notificações direcionadas aos proprietários para que adotem medidas preventivas.
A magnitude da destruição em 2024 foi alarmante, com o volume de queimadas representando um aumento de 79% em relação ao ano anterior, o que equivale a uma área semelhante ao território da Itália, conforme reportado pelo MapBiomas. A situação foi deteriorada pela seca extrema que afetou especialmente a Região Norte do país. O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André Lima, explicou que a ausência de chuvas nos últimos anos, somada a fatores como o El Niño e mudanças climáticas, aumentou a vulnerabilidade da floresta, resultando em incêndios de maior magnitude.
Apesar do contexto desafiador em 2024, dados de 2025 já mostram uma redução significativa nos focos de calor. Entre janeiro e abril deste ano, houve uma queda de até 70% na Amazônia e mais de 90% no Pantanal, dois dos biomas mais afetados nos anos anteriores. Contudo, o governo também identificou um aumento dos focos de desmatamento tanto na Amazônia quanto no Cerrado em abril, o que gerou preocupações sobre a necessidade de medidas adicionais para reverter esse cenário.
A atuação do Ibama permanece fundamental no monitoramento e na proteção ambiental, evidenciando a importância de ações coordenadas entre órgãos governamentais e a sociedade para a preservação dos ecossistemas brasileiros. A entidade está não só ampliando a presença de equipes de patrulhamento em áreas críticas como também intensificando suas ações de monitoramento, com o objetivo de prevenir futuras tragédias ambientais.
Imagem: Agência Brasil
Ibama multa 242 pessoas por incêndios criminosos em 2024
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente