A Comissão de Saúde recebeu nesta terça-feira (31) a professora da Emescam Maria das Graças Mattede para discutir a importância da higienização das mãos. Em reunião ordinária no Plenário Rui Barbosa, a convidada destacou que 90% dos micro-organismos são eliminados se a limpeza for feita de maneira correta, prevenindo doenças como Covid-19, resfriado, conjuntivite, diarreia e hepatite A.
Veja as fotos da reunão ordinária da Comissão de Saúde
Mattede chamou a atenção ainda para a diferença entre lavar e higienizar as mãos. “Lavar é só jogar água. Higienizar é lavar com sabão esfregando as mãos completamente, inclusive locais esquecidos como pontas dos dedos, polegar e entre os dedos. Não podemos também esquecer dos punhos”, explicou.
O uso do álcool também foi abordado pela professora. “Lavar as mãos é mais eficiente do que passar o álcool, que para funcionar é preciso estar na concentração de 70% e necessita de tempo para agir. Além disso, o sabão é mais acessível”, pontuou.
A professora apresentou ainda projeto da Emescam em parceria com o Laboratório Tommasi. Alunos do curso de Medicina da faculdade pesquisam a quantidade de micro-organismos em locais como ônibus, descargas de banheiros e maçanetas e apresentam os resultados em rodas de conversa com a comunidade e profissionais de saúde. O objetivo é alertar sobre a importância da limpeza correta das mãos.
Já o deputado Doutor Hércules (Patri) lembrou do aprendizado que o mundo teve com a gripe espanhola e a comparou com a pandemia do coronavírus. “Durante a gripe espanhola, a orientação era cobrir a boca com as mãos ao tossir. A medida piorou a proliferação da doença já que sabemos hoje que as mãos são via importante de contaminação. A pandemia da Covid-19 mudou até nosso modo de cumprimentar. Agora usamos os cotovelos. É preciso mesmo ter cuidado”, alertou.
Além do presidente da Comissão de Saúde, também estavam presentes à reunião os deputados vice do colegiado, Dr. Emílio Mameri (PSDB) e Luciano Machado (PSB), membro efetivo.
Doenças como Covid-19, resfriado, conjuntivite, diarreia e hepatite A podem ser evitadas com essa medida
Higienizar mãos reduz em 90% os micro-organismos
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Higienizar mãos reduz em 90% os micro-organismos