Membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos pra Transplante (CIHDOTT), do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, vão orientar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A unidade hospitalar é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A ação, que tem início na próxima segunda-feira (16), vai tirar dúvidas dos pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital sobre o tema. Para atingir a população que circula pelas proximidades do HEUE, será realizado um pit stop, com distribuição de folhetos, na avenida Beira-Mar. Os profissionais do hospital também vão participar de um “Quiz” com perguntas sobre doação de órgãos.
No dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos, a enfermeira do HEUE, Roberta Lopes, também abordará as principais orientações para identificação do potencial doador de córneas. Já a psicóloga Caroline Pimentel, conduzirá um bate-papo sobre a entrevista familiar durante o processo de doação.
Segundo o diretor Hospitalar do HEUE, Paulo Santos, “disseminar conhecimento é importantíssimo no processo de doação de órgãos. As atividades, no Movimento Setembro Verde, são mais uma alternativa de sensibilização para ampliar o “sim” para doação”, explicou.
A campanha “Setembro Verde” faz menção ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, no dia 27 de setembro. No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 inclui no calendário oficial do Estado o “Setembro Verde” como o Mês de Conscientização Sobre a Doação de Órgãos”