Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) viajam a Paris na próxima semana para participar da reunião anual do Conselho da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a ser realizada de 8 a 10 de junho.
A comitiva focará em discutir os termos, condições e processos de acesso do Brasil à organização. A adesão ao grupo dos países ricos é uma das pautas prioritária das políticas econômica e de relações exteriores do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 25 de janeiro de 2022, o Conselho de Ministros da OCDE aprovou o início das negociações para a entrada plena do país na organização. A conclusão dessas discussões, porém, devem se estender de 3 a 5 anos.
Comitiva participa de conferência da organização em 9 e 10 de junho; negociações devem se estender de 3 a 5 anos
O Brasil já adotou mais de 100 dos 253 termos legais da OCDE. Parte dos que ainda faltam vai requerer reformas em sistemas econômicos do país, entre as quais a tributária.
O ingresso na instituição é visto como a principal forma de o país se adequar a padrões internacionais nas áreas social e econômica.
Guedes e Ciro Nogueira vão a Paris discutir Brasil na OCDE
Confira o conteúdo completo em Poder 360. Todos os Direitos Reservados.