O apoio do governo do Uruguai ao Rio Grande do Sul foi reiterado nesta quarta-feira, com uma segunda oferta de ajuda humanitária. O Uruguai disponibilizou um avião C-130, duas lanchas e dois sistemas de drones com tripulantes e analistas para auxiliar nas operações de busca e salvamento na região. Além disso, um helicóptero Bell 212 da Força Aérea Uruguaia, com oito pessoas, está baseado em Santa Maria desde o último domingo.
O embaixador Guillermo Valles destacou o empenho não apenas do governo, mas de todo o povo uruguaio em auxiliar os gaúchos nesse momento difícil. Ele se reuniu com os deputados Lucas Redecker e Marcel van Hattem para reafirmar a disponibilidade dos equipamentos e tripulação para envio imediato, caso o governo brasileiro deseje.
Lucas Redecker, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, conversou com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores solicitando a reconsideração da decisão de recusar a ajuda uruguaia. Ele ressaltou a importância dos drones, lanchas e do avião Hércules oferecidos, que são essenciais para resgates e transporte de assistência às vítimas.
A solidariedade do Uruguai foi reforçada pelo embaixador uruguaio em uma comissão da Câmara, garantindo que a segunda oferta de ajuda está de pé. A colaboração internacional nesse momento de crise é fundamental para o trabalho de resgate e suporte às comunidades afetadas.
A ajuda humanitária do Uruguai demonstra a importância da cooperação entre países em situações de emergência. A união de esforços e recursos é essencial para garantir a segurança e o bem-estar das populações atingidas por desastres naturais. O apoio mútuo e a solidariedade internacional são pilares fundamentais para a superação de adversidades e a reconstrução de comunidades devastadas.
Uruguai confirma recusa do governo à oferta de ajuda ao RS
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.