25 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
25 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaGoverno propõe redução da previdência em municípios carentes

Governo propõe redução da previdência em municípios carentes

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, anunciou que está em andamento uma negociação sobre a reoneração da contribuição previdenciária dos municípios, conforme previsto na MP 1202/2023. Ele destacou a importância de garantir incentivos tributários para os municípios mais pobres, com uma proposta que seja justa e leve em consideração a realidade de cada localidade.

Segundo Padilha, o governo pretende apresentar ao Congresso Nacional uma proposta que reduza a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos para os municípios com menor receita per capita, buscando um equilíbrio justo. A intenção é proporcionar um tratamento diferenciado para os municípios mais pobres, levando em consideração suas dificuldades financeiras.

Atualmente, os municípios pagam uma alíquota de 20% de contribuição previdenciária, mas no ano passado houve uma redução para 8% em cidades com até 142 mil habitantes. No entanto, essa redução foi revertida com a edição da MP 1202, que também previa a reoneração previdenciária de 17 setores econômicos até 2027. Recentemente, o governo revogou a reoneração dos setores econômicos em um acordo com líderes do Congresso Nacional.

Além disso, houve uma discussão em relação aos parlamentares que assinaram um pedido de impeachment do presidente Lula, após declarações polêmicas do mesmo. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, sugeriu que os parlamentares que assinaram o pedido poderiam ser incompatíveis com a base do governo. No entanto, Padilha afirmou que ainda não foi encaminhada nenhuma lista e que as providências serão discutidas com respeito e diálogo.

Em relação ao pagamento de emendas parlamentares, Padilha enfatizou que não haverá retaliação e que o governo cumpre com suas obrigações, conforme determina a Constituição. Ele destacou a importância do respeito ao Congresso Nacional e reforçou que não há discriminação em relação a votações ou emendas parlamentares.

Assim, fica evidente que a negociação sobre a reoneração da contribuição previdenciária dos municípios e as questões políticas em meio ao governo estão em constante debate e análise, visando o melhor para o país e para a população como um todo. Este é um cenário em constante evolução, que demanda diálogo e cooperação de todas as partes envolvidas.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.