24.1 C
Marataizes
sábado, dezembro 21, 2024
24.1 C
Marataizes
sábado, 21 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno no ES: filmes de mulheres surdas e cegas em Vitória.

Governo no ES: filmes de mulheres surdas e cegas em Vitória.

A mostra de videografia contemporânea ‘Nada Me Falta’ é um evento ímpar que traz à tona a integração entre mulheres cegas, surdas e ouvintes-videntes. Com quinze vídeos que compõem uma mostra de 30 minutos, o público é convidado a mergulhar em experiências únicas e marcantes.

Diretora Rejane Arruda selecionou doze mulheres surdas e cegas em dezembro de 2023, que se dedicaram a um processo de criação durante quatro meses. O resultado é uma coleção de obras que exploram a linguagem, dispositivos de subjetivação e a importância da cultura na integração dos diferentes modos de ver, ouvir e se comunicar.

A mostra apresenta ações performativas filmadas em locações da Grande Vitória, como a pedreira de Maruípe e a praia da Barra do Jucu, e testemunhos de vida que revelam a diversidade e a riqueza das experiências das mulheres participantes. Através de vídeos como ‘Mão com Mão’, que nos convida a refletir sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais e do Braille, somos levados a enxergar a vida de uma maneira mais ampla e inclusiva.

O evento, realizado pela Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) em parceria com a Cia Poéticas da Cena Contemporânea, conta com o patrocínio da empresa Transportadora Associada de Gás TAG e o apoio do Governo do Estado. Através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, a mostra busca promover a arte como forma de afirmação de identidades e de inclusão social.

Além da exibição dos vídeos, a mostra ‘Nada Me Falta’ promove um debate sobre “Arte como Afirmação de Identidades”, com a presença da pesquisadora em Educação, Cultura e Subjetividades, Maria Carolina de Andrade Freitas. O evento também oferece um workshop de criação de vídeo, aberto para todos os interessados em participar e em se envolver com a arte inclusiva.

Através da arte e da cultura, a mostra ‘Nada Me Falta’ reforça a ideia de que a diferença é o que nos torna humanos e únicos. Com histórias de vida inspiradoras e identidades fortes, as mulheres surdas, cegas e ouvintes-videntes nos lembram que, mesmo diante das adversidades, nada nos falta quando nos abrimos para a diversidade e a inclusão.

Venha fazer parte dessa experiência única e enriquecedora, participe da mostra ‘Nada Me Falta’ e mergulhe em um mundo de possibilidades, conexões e emoções. A arte como forma de afirmação de identidades e a inclusão como potência transformadora aguardam por você. Junte-se a nós nessa jornada de descobertas e celebração da diversidade.

Fonte: Governo ES

Confira Também