O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), lançou um processo seletivo simplificado para a formação de um cadastro de reserva de supervisores do programa “Mais Médicos para o Brasil” no sul do Espírito Santo. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (18) e podem ser feitas através do site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos.
Para se inscrever, é necessário possuir graduação em Medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) legalmente estabelecidas e certificadas pela legislação. No caso de médicos com diploma obtido no exterior, o documento precisa ter sido validado no Brasil até a data de publicação do edital.
O programa “Mais Médicos pelo Brasil” tem como objetivo levar mais profissionais da área para atuarem em regiões carentes e periféricas, onde a oferta de assistência médica é escassa. No Espírito Santo, o ICEPi e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram selecionados para supervisionar o programa, que já recebeu 140 novos profissionais no estado em 2023.
Além de atuarem diretamente com a população, os médicos do programa passam por um curso com aulas sobre atuação generalista na Atenção Primária à Saúde (APS), atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos definidos pelo ministério, legislação e ética médica. O programa também estende o tempo de atuação dos profissionais de três para quatro anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Uma grande novidade do programa é a oportunidade de os médicos realizarem especializações e mestrados em até quatro anos, incentivando a capacitação dos profissionais que atuam nas regiões mais necessitadas. Além disso, eles recebem benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas, tornando a oferta de saúde mais atrativa nessas áreas.
No final das contas, o objetivo principal do programa é garantir a continuidade da assistência à população, reduzindo a rotatividade de médicos e proporcionando um atendimento de qualidade nas regiões mais carentes. E esse é o passo decisivo para levar a saúde a todos os cantos do Brasil.
Fonte: Governo ES