O Governo do Estado está tomando medidas para facilitar a mobilidade dos fiéis que vão participar da Festa da Penha. O Sistema Transcol terá horários ampliados nos coletivos e embarcações, além de contar com o Aquaviário para auxiliar nos deslocamentos para a Prainha, em Vila Velha, local onde ocorre a celebração à Padroeira do Espírito Santo.
Durante a Festa da Penha, o Aquaviário terá viagens extras para atender à demanda dos fiéis. O trajeto entre Vitória e a Prainha é feito em aproximadamente 10 minutos pela embarcação, proporcionando conforto e evitando congestionamentos. Essa é a primeira vez que o Aquaviário vai operar após às 20h, justamente para atender aos horários da festividade.
Para utilizar o Aquaviário, os usuários podem pegar o Transcol e acessar as estações de Porto de Santana ou Praça do Papa para chegar à Prainha. A tarifa para viagem é de R$ 4,70, com pagamento pelo Cartão GV ou QR-Code. O Aquaviário está integrado ao Sistema Transcol, não havendo cobrança adicional para conexão entre coletivo e embarcação. Nas estações, há máquinas de autoatendimento para aquisição e recarga do Cartão GV, e os usuários também podem pagar a passagem diretamente pelo celular, utilizando o aplicativo KIM.
Durante a Festa da Penha, o Mão na Roda estará presente para garantir a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O serviço, com ônibus adaptado, será gratuito entre a Praça Duque de Caxias, em Vila Velha, e o Parque da Prainha, de sábado a segunda-feira, com horários entre 6h e 16h.
Além disso, o sistema Transcol reforçará a programação de 14 linhas nos dias de maior movimento de fiéis na Festa. No sábado e domingo, serviços especiais estarão disponíveis para facilitar o transporte dos participantes. Durante a Romaria dos Homens, haverá linhas especiais para levar os fiéis até a Catedral de Vitória e garantir seu retorno. No domingo, durante a Romaria das Mulheres, quatro linhas do sistema terão frota extra em operação para facilitar o deslocamento das fiéis.
É importante destacar que todas essas medidas visam proporcionar uma experiência mais acessível e confortável aos fiéis que participarão da Festa da Penha. O governo está empenhado em garantir a mobilidade da população durante esse momento tão importante para a comunidade capixaba. Aproveite as opções de transporte disponíveis e desfrute da festividade com segurança e comodidade.
Fonte: Governo ES