24 C
Marataizes
domingo, junho 23, 2024
24 C
Marataizes
domingo, 23 junho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES promove congo e oficinas de instrumentos na Barra do Jucu.

Governo ES promove congo e oficinas de instrumentos na Barra do Jucu.

Nesta quinta-feira (23), tem início a segunda edição do projeto “O Congo Capixaba no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu”. Em parceria com as bandas de congo Mestre Alcides, Tambor Jacaranema e Raízes da Barra, o Museu Vivo da Barra do Jucu promove uma série de apresentações musicais e oficinas até junho de 2024. O objetivo é fortalecer a memória e o patrimônio imaterial capixaba, além de impulsionar o comércio local.

O Corredor Cultural e Gastronômico não só incentiva o turismo e a ocupação dos espaços públicos do bairro, mas também fortalece o comércio local e promove as artes. A Galeria Livre de Artes Visuais, assim como os artesãos e outros espaços artísticos, são valorizados através desse projeto.

Em meio aos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, o projeto surge como uma oportunidade de fomentar o conhecimento e a participação da comunidade em atividades culturais. Isso contribui para movimentar a economia criativa e o turismo na região, criando momentos de encontro para vivenciar a rica tradição do congo capixaba.

As principais ações do projeto incluem oficinas de fabricação de instrumentos e shows com as bandas participantes. A abertura, marcada para esta quinta-feira (23), contará com a apresentação de Amores da Lua e Mestre Alcides na Praia do Barrão, a partir das 15h.

Na semana seguinte, no dia 30 de maio, a banda de congo de Piapitangui e Raízes da Barra se apresentarão na Praça Pedro Valadares, em parceria com o evento “Os Passos de Anchieta”. O público terá a oportunidade de participar de oficinas gratuitas e vivenciar a cultura do congo.

O encerramento das atividades acontecerá no dia 7 de junho, com os festejos juninos do XVIII Barraiá, na Rua Reginaldo Leão. As atrações ficarão por conta das bandas de congo de Bicanga e Tambor Jacaranema.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). Não deixe de participar e prestigiar essa iniciativa que valoriza a cultura local e promove o desenvolvimento da comunidade.

Para mais informações sobre o projeto “O Congo Capixaba no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu”, acesse o site da Secult ou entre em contato através dos canais de comunicação disponibilizados. Venha fazer parte dessa celebração da cultura capixaba!

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.