No último sábado, o município de Viana sediou um evento marcante para a Capoeira do Espírito Santo. O projeto “Intercâmbio Mais que Especial” reuniu quase 400 pessoas, incluindo cerca de 200 usuários das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que atendem pessoas com deficiência, síndrome ou transtornos globais do desenvolvimento.
O evento, realizado no Ginásio de Esportes do Bairro Vila Bethânia, em Viana, foi aberto aos capoeiristas da Região Metropolitana da Grande Vitória, e contou com uma variedade de atividades culturais. Participaram capoeiristas das Apaes de Cariacica, Serra, Domingos Martins, Guarapari e Marataízes.
A produtora cultural Christine Avelar, conhecida como “professora Chris”, em parceria com a Prefeitura de Viana e o grupo ACAPOEIRA, foi responsável pela produção do “Intercâmbio Mais que Especial”. O projeto recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em colaboração com o Ministério da Cultura.
Inclusão foi o tema central do evento, idealizado pelo Mestre de Capoeira Jefferson de Azevedo, mais conhecido como Mestre Jeffinho, que trabalha na Apae de Cariacica há 24 anos. Ele é um dos pioneiros no desenvolvimento de aulas de capoeira voltadas especificamente para pessoas com deficiência. O objetivo do “Intercâmbio Mais Que Especial” é promover a visibilidade e a valorização das pessoas com deficiência no cenário da capoeira, combatendo o capacitismo e outros tipos de preconceito e garantindo o protagonismo dessas pessoas.
Mestre Jeffinho ressalta a importância do evento para combater o capacitismo e promover a inclusão de todos na prática da capoeira. Ele destaca que a capoeira é uma arte democrática que acolhe todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, mentais, sociais ou étnicas.
Para saber mais sobre o projeto, você pode acessar o Instagram oficial em: https://www.instagram.com/chris.acapoeira/
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Secult pelos telefones (27) 3636-7111 ou pelo e-mail secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br.
O “Intercâmbio Mais que Especial” foi um marco histórico para a Capoeira do Espírito Santo, promovendo inclusão, respeito e valorização de pessoas com deficiência. O evento não só contribui para a quebra de preconceitos, mas também reforça os valores de igualdade e diversidade que a capoeira representa. Juntos, podemos construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todos.
Fonte: Governo ES