25.1 C
Marataizes
segunda-feira, abril 14, 2025
segunda-feira, 14 abril 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
25.1 C
Marataizes
segunda-feira, 14 abril 2025
NotíciasGoverno ESGoverno ES: Pesquisa sobre preços de produtos orgânicos e convencionais no Espírito...

Governo ES: Pesquisa sobre preços de produtos orgânicos e convencionais no Espírito Santo.

Pesquisa demonstra que produtos orgânicos são acessíveis para todos

Em um projeto de pesquisa realizado na Região Metropolitana da Grande Vitória, foi feito um levantamento de preços de 25 produtos orgânicos em feiras da região. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Comissão de Produção Orgânica do Espírito Santo, a CPorg-ES. O objetivo era desmistificar a ideia de que produtos orgânicos são mais caros e, consequentemente, não acessíveis para toda a população.

O coordenador de Agroecologia da Seag, Luciano Fasolo, idealizou a pesquisa de preços em conjunto com o Incaper. Os resultados surpreenderam, mostrando que em 20 dos 25 itens verificados, os produtos orgânicos eram mais baratos do que os convencionais. A diferença de preço chegava a 50% em alguns casos.

Muitas pessoas evitam visitar feiras orgânicas por acreditar que os produtos são caros e destinados apenas às classes mais favorecidas. No entanto, o levantamento demonstrou que os produtos orgânicos são sim acessíveis para todos. Além de terem preços mais acessíveis, os alimentos orgânicos possuem outras vantagens, como maior durabilidade na geladeira, melhor sabor e benefícios para a saúde e o meio ambiente, uma vez que são produzidos sem o uso de agrotóxicos ou insumos químicos.

A coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, ressalta o papel do consumidor na valorização da cadeia agroecológica. Ao adquirir produtos orgânicos nas feiras, o consumidor está apoiando agricultores familiares que cuidam da terra de forma sustentável, promovendo a produção de alimentos mais saudáveis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Para ampliar a discussão sobre a acessibilidade e sustentabilidade dos produtos orgânicos, o Incaper irá transmitir uma live intitulada “Produto Orgânico: justo e sustentável – preços dos produtos no Espírito Santo” nesta terça-feira (28), às 15h. O evento contará com a participação do coordenador Luciano Fasolo e da coordenadora Andressa Alves.

Além disso, durante a Semana do Alimento Orgânico no Espírito Santo, que acontecerá de 25 a 31 de maio, serão realizadas diversas atividades para promover a conscientização sobre a importância dos produtos orgânicos. Entre as programações estão um café da manhã de abertura, lives e debates sobre a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos.

O consumidor interessado em adquirir produtos orgânicos pode consultar a lista de feiras orgânicas no Estado no site do Incaper. Optar por alimentos orgânicos não é apenas uma escolha saudável, mas também um ato de apoio aos pequenos produtores locais e ao meio ambiente.

Em conclusão, os produtos orgânicos são sim acessíveis para todos e trazem inúmeros benefícios para a saúde e o meio ambiente. Ao escolher produtos orgânicos, o consumidor está contribuindo para a promoção de uma agricultura mais sustentável e saudável, além de fortalecer a economia local. Vamos juntos valorizar e apoiar a produção de alimentos orgânicos no Espírito Santo.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.