21.5 C
Marataizes
quinta-feira, maio 22, 2025
quinta-feira 22 de maio de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
quinta-feira 22 de maio de 2025
NotíciasGoverno ESGoverno ES: menor taxa de informalidade no Turismo do Espírito Santo.

Governo ES: menor taxa de informalidade no Turismo do Espírito Santo.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria do Turismo (Setur) divulgaram nesta quarta-feira (24) o Boletim do Turismo, que apresentou resultados positivos para o Espírito Santo. Entre os dados divulgados, destaca-se a redução significativa na informalidade, que variou de 46,2% a 31,1% ao longo do período analisado.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância da profissionalização do setor e o impacto positivo dessas medidas. Ele enfatizou que o trabalho realizado pela Setur tem contribuído para a redução da informalidade, superando a média nacional. Além disso, destacou que o turismo é uma economia sustentável que gera oportunidades e renda para mais de 188 mil capixabas, além de aumentar a arrecadação dos municípios e do Estado.

De acordo com o Boletim, o Espírito Santo está entre os dez primeiros estados com melhor desempenho nas ocupações na Economia do Turismo, ocupando a 10ª posição no ranking, com um percentual de 9,1%. Esse dado evidencia a importância do turismo para a economia do estado e o impacto positivo na geração de empregos.

O relatório também apontou o crescimento no número de pessoas ocupadas nos setores de alojamento e transporte durante o 1º trimestre de 2024. O setor de alojamento registrou um aumento de 4.772 para 5.984 pessoas ocupadas, enquanto o setor de transporte teve um crescimento de 60.930 para 64.335 pessoas ocupadas.

Os municípios com os maiores saldos de Atividades Características do Turismo (ACTs) no primeiro trimestre de 2024 foram Cachoeiro de Itapemirim, São Gabriel da Palha e Colatina. Esses resultados refletem a relevância do turismo para essas localidades e o impacto positivo na economia regional.

Outro destaque do Boletim foi o aumento na média salarial, que atingiu o maior valor da série histórica, alcançando R$ 2.866,93. Esses dados demonstram o impacto positivo das políticas públicas e a profissionalização do setor turístico no Espírito Santo.

Para mais informações, é possível acessar o Boletim completo no site do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O turismo no Espírito Santo segue em ascensão, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado e para a geração de empregos e renda para a população.

Fonte: Governo ES

Confira Também