23.4 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
23.4 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES: menor taxa de desocupação na série histórica de 2023

Governo ES: menor taxa de desocupação na série histórica de 2023

O Espírito Santo comemora o menor índice de desemprego da história no último trimestre de 2023, consolidando sua posição como um estado promissor para o mercado de trabalho. Segundo o Instituto Jones dos Santos Neves, a taxa de desocupação capixaba foi a sétima menor entre todas as Unidades da Federação, o que é motivo de orgulho para todos os capixabas.

Com um crescimento de 1,6% na geração de empregos formais em relação a 2022 e de 4,2% se comparado a 2019, o Espírito Santo demonstra um cenário favorável para aqueles que buscam oportunidades de trabalho. Em média, seis em cada dez pessoas com 14 anos ou mais estavam empregadas no estado em 2023, totalizando 850.760 vínculos de empregos formais.

Além disso, o rendimento médio mensal dos capixabas apresentou um aumento de 3% em relação a 2022 e de 4,2% se comparado a 2019. No último trimestre de 2023, o rendimento médio chegou a R$ 2.936,43, colocando o Espírito Santo na décima posição entre os estados brasileiros.

O diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves, Antonio Rocha, destaca que esses resultados positivos são fruto de diversos fatores, como a qualificação oferecida pelo Governo do Estado, os créditos concedidos aos pequenos e médios empreendedores pela Aderes e os investimentos atraídos pela organização e equilíbrio das contas públicas. Essa estabilidade no mercado de trabalho capixaba reflete a capacidade do estado em absorver a demanda por empregos.

O estudo também aponta para a redução da informalidade no Espírito Santo, que teve uma queda de 0,5 pontos percentuais em relação a 2022 e de 2,7 pontos percentuais se comparado a 2019. A taxa de informalidade de 37,6% no último trimestre de 2023 ficou abaixo da média nacional, demonstrando a formalização e regularização do mercado de trabalho no estado.

Os setores que mais contribuíram para a geração de empregos formais em 2023 foram o comércio, serviços e construção civil. Além disso, o Espírito Santo se destacou na Economia Criativa e do Turismo, alcançando o maior número de ocupados da série histórica.

Com esses resultados positivos, o estado reafirma sua posição como um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Para mais informações, o estudo completo pode ser acessado no site do Instituto Jones dos Santos Neves.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Jones dos Santos Neves e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado de trabalho no Espírito Santo. Vamos juntos celebrar essa conquista e continuar trabalhando para um futuro ainda mais promissor para todos os capixabas.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.