22.7 C
Marataizes
domingo, maio 11, 2025
domingo 11 de maio de 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
domingo 11 de maio de 2025
NotíciasGoverno ESGoverno ES: Mais de 50 projetos de pesquisa selecionados no Edital Mulheres...

Governo ES: Mais de 50 projetos de pesquisa selecionados no Edital Mulheres na Ciência II

O Edital Mulheres na Ciência, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), tem como objetivo promover a equidade de gênero na área científica. Com a segunda edição do edital, a Fapes reafirma seu compromisso em incentivar a participação de mulheres cientistas em projetos de pesquisa, tecnologia e inovação.

Neste ano, 157 propostas foram inscritas e 51 projetos coordenados por mulheres foram selecionados para receber financiamento. Essa iniciativa, alinhada com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo, busca estimular o desenvolvimento de pesquisas lideradas por mulheres no Estado, consolidando o Espírito Santo como um polo de excelência e inclusão na área científica.

O edital recebeu propostas de projetos científicos em todas as oito grandes áreas do conhecimento definidas pelo CNPq. As áreas abrangem desde Ciências Exatas e da Terra até Linguística, Letras e Artes. Um total de R$ 5,3 milhões foi disponibilizado para financiar os projetos selecionados, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Um exemplo de sucesso da primeira edição do Edital Mulheres na Ciência é o projeto de desenvolvimento de um aplicativo para o combate à violência contra a mulher. Coordenado pela doutora Rosely Silva Pires, da Ufes, o projeto recebeu financiamento da Fapes e trouxe inovações indispensáveis para o apoio às mulheres vítimas de violência. O aplicativo oferece suporte emocional, jurídico e de saúde, facilitando a denúncia de casos de violência e o acesso a medidas protetivas.

Apesar do aumento da participação feminina em áreas acadêmicas, ainda há desafios a serem superados em relação à representatividade das mulheres na ciência. Dados do Ipea e da Unesco apontam que as mulheres são minoria entre os pesquisadores em todo o mundo. A luta pela igualdade de gênero e raça no campo científico continua sendo uma prioridade.

A promoção da equidade de gênero na ciência é essencial para garantir um ambiente inclusivo e diversificado, onde as vozes e contribuições das mulheres sejam valorizadas. O apoio a projetos liderados por mulheres é fundamental para impulsionar a inovação e o avanço do conhecimento em diversas áreas.

Por meio do Edital Mulheres na Ciência, a Fapes reafirma seu compromisso em promover a igualdade de oportunidades e incentivar a participação ativa das mulheres na ciência e na inovação. Os projetos selecionados nesta edição representam um passo importante na construção de um ambiente científico mais diversificado e inclusivo.

Fonte: Governo ES

Confira Também