O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) está prestes a inaugurar duas novas exposições que irão promover a reflexão e discussão sobre arte e cultura. Na próxima terça-feira, dia 19 às 17 horas, serão abertas ao público as exposições “O Inquilino”, de Júlio Tigre, e “Abrigar-se – Novas Incorporações”, que reunirão obras de artistas contemporâneos na Sala Permanente de Exibição do Acervo do próprio Maes, com entrada gratuita.
A exposição “O Inquilino” é uma retrospectiva das edições anteriores do projeto realizado nos anos 2005, 2006 e 2010. Nela, Júlio Tigre apresenta uma série de imagens que retratam ocupações urbanas focadas em residências privadas fechadas ou inativas na cidade de Vitória. Durante a exposição, uma nova residência será ocupada pelo artista, explorando todos os aspectos referentes ao imóvel produzidos durante sua estadia. A exposição é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, por meio do Edital nº 17/2021 da Secretaria da Cultura.
Já na exposição “Abrigar-se – Novas Incorporações”, o Maes pretende ampliar seu acervo permanente com obras de oito artistas contemporâneos de abrangência nacional, em parceria com a OMA Galeria de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A galeria é reconhecida por representar artistas jovens e emergentes, cujas obras estão presentes em acervos de importantes instituições artísticas pelo país, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte do Rio.
Os artistas presentes na exposição são Andrey Rossi, Carla Duncan, Fernanda Figueiredo, Júlio Vieira, Marlene Stamm, Nario Barbosa, Renan Marcondes e Thiago Toes. A iniciativa visa aproximar o público de obras contemporâneas e enriquecer o acervo do Museu.
A Sala Permanente de Exibição do Acervo do Maes, inaugurada em fevereiro de 2022, marca um novo capítulo na direção do museu. Ela abriga importantes coleções de artistas como Dionísio Del Santo e Elpídio Malaquias, fomentando um diálogo constante com o público e outras instituições. Os acervos estão divididos em Acervo Permanente e Acervo em Diálogo, visando a difusão e a conexão com outras instituições e artistas.
Não perca a abertura das exposições “Inquilino” e “Abrigar-se” no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) no dia 19 de março. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. As exposições ficarão em cartaz até maio e agosto, respectivamente. Aproveite para mergulhar no universo da arte contemporânea e enriquecer sua experiência cultural.
Fonte: Governo ES