23.4 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
23.4 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES libera recursos do Bandes Emergencial para empresas atingidas por chuvas

Governo ES libera recursos do Bandes Emergencial para empresas atingidas por chuvas

Após as enchentes na região Sul do Espírito Santo, o Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) está desempenhando um papel fundamental na recuperação das empresas afetadas. Até o momento, 105 empresas receberam recursos da linha emergencial do banco, totalizando R$ 48 milhões liberados ou em fase de análise. A maior parte da demanda está concentrada em Mimoso do Sul, o município mais atingido, com quase 110 propostas de financiamento que somam aproximadamente R$ 36 milhões.

Além de Mimoso do Sul, empresas de outros municípios como Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e Vargem Alta também foram beneficiadas com o crédito emergencial do Bandes. Essas empresas estão utilizando os recursos para investir em obras, comprar insumos, matérias-primas e maquinário, além de garantir o pagamento das despesas até que o faturamento se normalize novamente.

Com o capital de giro fornecido pelo Bandes, empresas de diversos setores estão conseguindo se reerguer. No comércio, por exemplo, mercados, farmácias, lojas de materiais de construção, móveis e roupas estão sendo beneficiados. No setor de serviços, laboratórios, serviços médicos, telecomunicação e tecnologia estão recebendo apoio. Já na indústria, empresas de produtos alimentícios, roupas e mármore estão sendo contempladas com os recursos.

Um dos casos de sucesso é a lanchonete Texas Grill, em Mimoso do Sul. O proprietário, Lucas Pereira Lopes, e sua esposa, Laís dos Santos Coelho, utilizaram o financiamento do Bandes para quitar as contas e garantir o capital de giro necessário para continuar operando. Com o apoio do banco, eles estão confiantes na recuperação do negócio e esperam normalizar as atividades em um prazo de oito meses a um ano.

Outra empresa beneficiada foi a Mega Magazine, em Apiacá, que viu suas vendas aumentarem após as enchentes. Com o crédito liberado, a empresa pôde adquirir novos produtos para repor o estoque perdido e investir na reforma da loja. O proprietário, Luís Fernando de Oliveira Souza, está otimista em relação ao futuro e agradeceu o suporte oferecido pelo Bandes.

O Bandes tem cumprido seu papel de forma eficiente após as enchentes, com 93,7% dos recursos do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (Fortec) já contratados ou liberados. O banco tem trabalhado em parceria com o Sebrae e associações empresariais locais para agilizar o processo e garantir que as empresas recebam o suporte necessário o mais rápido possível.

A criação da linha emergencial de crédito do Bandes foi essencial para ajudar as empresas a se reerguerem em um momento delicado. Com juros reduzidos e condições operacionais atrativas, o banco tem sido um parceiro fundamental na reconstrução da economia capixaba. Os depoimentos dos empresários beneficiados pelo crédito do Bandes ressaltam a importância desse apoio e a confiança no futuro das empresas no Espírito Santo.

Fonte: Governo ES

Confira Também