26.8 C
Marataizes
quarta-feira, abril 9, 2025
quarta-feira, 9 abril 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
26.8 C
Marataizes
quarta-feira, 9 abril 2025
NotíciasGoverno ESGoverno ES lança programa Ecossistemas Territoriais Criativos com versão piloto no Centro...

Governo ES lança programa Ecossistemas Territoriais Criativos com versão piloto no Centro de Vitória

Na última segunda-feira (22), o Hub ES+ em Vitória foi palco do lançamento do programa Ecossistemas Territoriais Criativos, uma iniciativa inédita realizada pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e desenvolvida em conjunto pela Vila Consultoria. O programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Estado, com a sua versão piloto iniciada no Centro de Vitória entre janeiro e março deste ano. A escolha da região se deve à sua ocupação histórica por diversos setores criativos, instituições governamentais e organizações independentes.

Durante a tarde, foi realizado um Workshop para Mapeamento do Território Criativo do Centro de Vitória, voltado para empreendedores, representantes de diversos segmentos, gestores de instituições públicas e privadas, ativistas e agentes envolvidos na economia criativa. Os participantes foram convidados a contribuir para a construção e desenvolvimento do setor criativo, estruturando a governança de seus territórios.

À noite, a cerimônia de lançamento do programa contou com a assinatura de um protocolo de intenções, com a presença de autoridades como a subsecretária de Estado de Fomento e Incentivo à Cultura, Maria Thereza Bosi de Magalhães; o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato; a pesquisadora e consultora da Vila Consultoria, Bianca Sperandio; e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

A metodologia do programa Ecossistemas Territoriais Criativos faz parte de um programa estratégico do Governo do Estado, com ações de curto, médio e longo prazo. Maria Thereza Bosi de Magalhães destacou a importância do programa para a ocupação qualificada e valorização do Centro de Vitória, juntamente com a parceria de agentes e organizações que envolvem 17 segmentos das mais diversas áreas.

Para orientar ações e projetos que promovam a economia criativa, o programa surge a partir da visão do programa ES+Criativo, coordenado pela Secult em conjunto com outras 14 instituições parceiras, incluindo o Sebrae. Luiz Toniato destacou a importância de apoiar empreendedores e intensificar a parceria no desenvolvimento dos negócios criativos.

O programa Ecossistemas Territoriais Criativos será aplicado em oito etapas, desde o reconhecimento do território e dos setores criativos existentes, até o estabelecimento de uma governança que garanta a definição de estratégias para uma Agenda de Futuro. A Vila Consultoria, credenciada no Sebrae, desenvolveu a metodologia a ser implementada em parceria com apoio técnico para realizar análises territoriais e transformar ambientes de negócios em ecossistemas mais criativos.

Bianca Sperandio enfatizou que o objetivo do programa é estruturar uma proposta de análise do ecossistema territorial criativo para construir estratégias coletivas de desenvolvimento. Após o mapeamento do Território Criativo do Centro de Vitória, a avaliação do programa será feita em quatro dimensões: gestão pública, economia criativa, redes de apoio e governança.

O secretário Bruno Lamas destacou o papel da Economia Criativa e a inovação no desenvolvimento nacional no PIB brasileiro, ressaltando o Hub ES+ como um importante espaço de conexões e parcerias para a comunidade. Ele enfatizou que o espaço é um ambiente que desenvolve o potencial da economia criativa, auxiliando empreendedores a serem produtivos e mais organizados.

Em resumo, o programa Ecossistemas Territoriais Criativos é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, sendo aplicado como versão piloto no Centro de Vitória. A parceria entre a Secult, Sebrae e Vila Consultoria visa impulsionar a economia criativa, valorizando empreendedores e promovendo inovação e competitividade. Com a aplicação da metodologia e o apoio técnico, a iniciativa busca transformar ambientes de negócios em ecossistemas mais criativos, ampliando o potencial da economia criativa na região.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Secult através do telefone (27) 3636-7111, Whatsapp (27) 99753-7583, secultjornalismo@gmail.com ou comunicacao@secult.es.gov.br.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.