Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, o Cine Ritz, em São Mateus, será palco do lançamento do documentário “Sub.Ver.Ter”. O evento está marcado para as 14h30 e a sessão será gratuita, exclusivamente para estudantes da rede pública de ensino.
O documentário, com uma duração de 40 minutos, é fruto de uma série de oficinas realizadas entre março e maio de 2024 com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, situada no bairro Vila Nova.
Financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e pela Lei Paulo Gustavo, por meio de um edital da Secretaria Municipal de Cultura de São Mateus, o projeto tem como objetivo não só educar sobre o patrimônio edificado, mas também trabalhar diversos aspectos das referências culturais locais, promovendo a valorização e reconhecimento da comunidade.
A Belas Artes Projetos Culturais, criada em 2013, é responsável pela realização de “Sub.Ver.Ter” e tem como missão oferecer oficinas gratuitas de dança, arte e cultura para crianças e jovens de bairros periféricos de São Mateus. O projeto também promoveu oficinas e apresentações artísticas na comunidade do Sítio Histórico Porto, proporcionando acesso à arte e à cultura para uma parte da população que, de outra forma, não teria essa oportunidade.
A premissa do documentário é subverter, trazer à tona o que estava submerso, revelar os valores existentes na comunidade e permitir que essas características culturais sejam apropriadas pelos seus detentores.
O lançamento de “Sub.Ver.Ter” acontecerá no Cine Ritz, localizado no Shopping São Mateus, na Av. José Tozze, 1831, no bairro Fátima, em São Mateus. A sessão é gratuita e exclusiva para estudantes da rede pública de ensino.
Mais informações podem ser obtidas através da Assessoria de Comunicação da Secult pelo telefone (27) 3636-7111 ou pelo Whatsapp (27) 99753-7583. Também é possível entrar em contato através dos e-mails secultjornalismo@gmail.com e comunicacao@secult.es.gov.br.
Não perca a oportunidade de participar do lançamento deste documentário que promete trazer à tona a identidade cultural de uma comunidade e valorizar suas raízes. Venha prestigiar e se envolver com essa iniciativa incrível!
Fonte: Governo ES