O Governo do Estado do Espírito Santo está comprometido em integrar 100% os órgãos de licenciamento ao sistema do Simplifica ES, tornando mais fácil para empreendedores e empresas o processo de abertura e legalização. A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) têm se reunido com diversos órgãos, tais como a Vigilância Sanitária, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), para alinhar o processo de integração.
Essa iniciativa visa facilitar a entrada única de dados, melhorando o ambiente de negócios e agilizando os processos para quem deseja empreender. Paulo Alfonso Menegueli, presidente da Jucees, destaca que a integração dos órgãos vai impactar positivamente no processo de abertura e legalização das empresas. O Simplifica Espírito Santo é uma ferramenta que integra os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil com os órgãos estaduais e municipais, disponibilizando todas as informações na internet de forma integrada, interativa e de fácil acesso.
As reuniões para ajustes e melhorias foram realizadas com diferentes órgãos ao longo da semana, mostrando o comprometimento do governo em aprimorar o processo de licenciamento e abertura de empresas. A integração dos órgãos vai contribuir significativamente para a agilidade e eficiência desse processo.
O Simplifica ES é uma importante iniciativa que busca simplificar e desburocratizar as atividades empresariais, tornando o ambiente de negócios mais favorável para novos empreendimentos. A integração dos órgãos de licenciamento é mais um passo em direção a um ambiente de negócios mais dinâmico e facilitador para os empreendedores.
Em resumo, a integração dos órgãos de licenciamento ao sistema do Simplifica ES é uma medida que visa tornar mais ágil e eficiente o processo de abertura e legalização de empresas no estado. Com o alinhamento entre os diferentes órgãos e a utilização de ferramentas tecnológicas, o governo está demonstrando seu compromisso em desburocratizar e facilitar o ambiente de negócios no Espírito Santo.
Espera-se que essa integração traga benefícios significativos para os empreendedores e empresários, contribuindo para um ambiente de negócios mais dinâmico e favorável. Com a colaboração entre os órgãos e a utilização de tecnologia, o processo de abertura e legalização de empresas se tornará mais simples e rápido, impulsionando o desenvolvimento econômico do estado.
Fonte: Governo ES