O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou recentemente um curso de Introdução ao Geoprocessamento, destinado aos representantes das Defesas Civis Estadual e de diversos municípios, incluindo Vitória, Cariacica, Afonso Cláudio e Santa Leopoldina. O curso aconteceu na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e teve como objetivo compartilhar conhecimentos essenciais para aplicação nas necessidades das Defesas Civis, como o mapeamento de áreas de risco, cruzamento de informações, planejamento e desenvolvimento de ações de Defesa Civil em casos de desastres naturais.
Ministrado pelo diretor Setorial de Estudos e Pesquisas do IJSN, Pablo Jabor, o curso teve uma carga horária de 16 horas e abordou ferramentas que trabalham com dados geoespaciais, essenciais para a identificação, monitoramento e controle de áreas de risco. Segundo a Major Lorena Sarmento, chefe do Departamento de Prevenção da CEPDEC, a capacitação em geoprocessamento é indispensável para as Defesas Civis, especialmente considerando a doação de drones pelo Governo do Estado aos municípios para a realização de mapeamentos. Com o conhecimento adquirido no curso, as Defesas Civis podem materializar as informações coletadas e criar camadas com dados essenciais, como planos de contingência, abrigos, rotas de fuga e unidades de saúde.
A realização deste curso é fundamental para fortalecer a atuação das Defesas Civis em situações de emergência e desastres naturais, permitindo uma abordagem mais eficaz, precisa e coordenada. A capacitação dos profissionais responsáveis pela segurança e proteção da população é crucial para garantir a eficácia das ações preventivas e de resposta em momentos críticos.
Para mais informações sobre as atividades do Instituto Jones dos Santos Neves, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do IJSN através do e-mail comunicacao@ijsn.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-8066 / 99892-5291. A busca constante por aprimoramento e know-how na área de Defesa Civil demonstra o compromisso e a valorização da segurança e bem-estar da população, refletindo a importância do geoprocessamento como ferramenta estratégica para atuação preventiva e eficiente.
Fonte: Governo ES