O Governo do Espírito Santo vai começar a fazer nos próximos dias uma sondagem de mercado para avaliar a possibilidade de concessão de serviços de Logística em Saúde. Caso a sondagem de mercado tenha um retorno positivo, o serviço será mais um a fazer parte do programa Parcerias ES, por meio do qual a iniciativa privada fica responsável por determinados serviços públicos.
O serviço de Logística em Saúde, especificamente, tem como objetivos dar mais eficiência e reduzir os custos dos hospitais da rede pública do Espírito Santo. “Atualmente, o transporte de medicamentos e materiais de uso hospitalar entre os diferentes hospitais é feito pelo governo estadual. Mas, o poder público não tem a expertise em logística. Concedendo este serviço à iniciativa privada, o Estado ganhará em eficiência e reduzirá os custos”, avalia o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.
A ideia inicial é que uma empresa fique responsável por viabilizar um centro de distribuição de medicamentos e materiais de uso hospitalar, por adequar e modernizar a operação e manutenção das farmácias satélite e ambulatoriais, e por gerir os estoques de medicamentos, bem como os documentos dos processos logísticos em saúde.
De acordo com o gerente de Parcerias Público-Privadas, Julio Cesar Arana, grandes redes hospitalares privadas já utilizam esse modelo de Logística em Saúde, mas no meio público ele ainda é restrito. “A ideia da sondagem de mercado é despertar o interesse dos profissionais que atuam nessa área. Não existem valores ou prazos definidos. O que queremos é ouvir se há disposição dos agentes do mercado em seguir com esse projeto”, pontua Arana.
As empresas de logística que tiverem interesse em participar da sondagem de mercado podem marcar uma reunião com a equipe de Parcerias Público-Privadas. “As reuniões têm sido virtuais e podem ser marcadas pelo site Parcerias ES. Logo na página principal há a opção “agendar reunião” e o interessado deve escolher a categoria “Concessões e Parcerias”. Depois, clicar em “Reunião – Sondagem de Mercado – Logística em Saúde”, explica o gerente de Parcerias Público-Privadas.
Foco na assistência às pessoas
A concessão de serviços de Logística em Saúde está sendo elaborada pela equipe de Parcerias Público-Privadas, com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e da Secretaria da Saúde (Sesa).
“A iniciativa de autorizar estudos para a concessão do serviço de suporte à atividade de assistência à Saúde visa a garantir maior eficiência e racionalização dos gastos com a disponibilização de medicamentos e materiais médicos aos pacientes atendidos pelo SUS em nosso Estado. Dessa forma, esperamos que a Sesa aumente seu foco na atenção e assistência às pessoas”, resume o subsecretário de Administração da Sesa, Rafael Grossi.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Giordany Bozzato
(27) 3347-5128
giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br
Fonte: Governo ES