22.7 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22.7 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES: Estado lidera investimentos em ciência e tecnologia no país

Governo ES: Estado lidera investimentos em ciência e tecnologia no país

O Estado do Espírito Santo tem se destacado no cenário nacional quando o assunto é investimento em Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão. De acordo com o presidente do Confap, Odir Dellagostin, o estado capixaba é considerado o melhor lugar para os pesquisadores desenvolverem seus projetos. Durante a 64ª Edição do Fórum Nacional Confap, que aconteceu recentemente em Vitória, Dellagostin afirmou que o Espírito Santo é o segundo no Brasil em percentual de contribuição de bolsas para pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Os presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estiveram presentes no evento e puderam acompanhar de perto a programação, que incluiu palestras e reuniões técnicas. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à empresa Marca Ambiental, em Cariacica.

O presidente do Confap elogiou o trabalho realizado no Estado do Espírito Santo, destacando o crescimento e o destaque no cenário do Sudeste. Segundo Dellagostin, o Espírito Santo tem o melhor percentual de investimento em pesquisadores no país, superando até mesmo São Paulo nesse quesito. Ele parabenizou a Fapes pelo trabalho conduzido com qualidade e maestria, que vem rendendo resultados positivos.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, também fez questão de ressaltar o orgulho dos capixabas em relação à Fapes. Ele destacou os investimentos realizados em diversos programas, como o Programa Nossa Bolsa, editais de iniciação científica (PIBICES) e de incentivo a startups (Tecnova). Lamas enfatizou a organização do Estado e a qualidade de vida oferecida aos cidadãos, resultante dos investimentos em educação e inovação.

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, fez uma análise do crescimento do Estado no âmbito da pesquisa científica e tecnológica. Ele destacou o aumento significativo no número de programas de doutorado no Espírito Santo, comparando com o crescimento nacional nesse quesito. Varejão ressaltou a importância do investimento contínuo para garantir o crescimento da comunidade científica e o desenvolvimento de pesquisas de qualidade.

Pablo Lira, diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), destacou a importância de investir em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento das cidades e estados. Ele elogiou o equilíbrio das contas públicas combinado com o desenvolvimento de políticas sociais, educacionais e de inovação no Espírito Santo. Lira mencionou o Fundo Soberano criado pelo Estado, que tem sido aplicado em áreas estratégicas para fomentar o desenvolvimento de negócios e práticas inovadoras.

Julio Cesar de Siqueira, coordenador-geral da Capes, ressaltou a importância dos fóruns do Confap para reunir autoridades locais, trocar experiências e discutir pautas relevantes. Ele destacou a oportunidade de estreitar relações entre as autoridades locais e promover a colaboração na área da ciência e tecnologia.

Em resumo, o Estado do Espírito Santo tem se consolidado como um polo de investimentos em Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão. Com a Fapes à frente desse movimento, o Espírito Santo tem incentivado o crescimento da comunidade científica e o desenvolvimento de pesquisas de qualidade. Os resultados positivos obtidos ao longo dos anos refletem o comprometimento e a dedicação das instituições e dos pesquisadores envolvidos nesse processo de inovação e desenvolvimento.

Fonte: Governo ES

Confira Também