A competição internacional que reuniu robôs autônomos em destaque
A recente competição internacional que reuniu robôs autônomos como protagonistas não passou despercebida, e contou com a participação de dois mil jovens de 45 países, reunidos na Holanda. A equipe “Titãs da Robótica”, formada por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina, se destacou ao receber apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para participar do evento científico. E não é para menos, já que conquistaram o 5º lugar na categoria Rescue Line (estudantes do Ensino Médio), além de receberem o prêmio de robô mais inovador da competição.
Os capixabas competiram com 32 equipes na Robocup – Eindhoven 2024, sob a orientação do professor Júlio Cesar Goldner Vendramini e a coordenação do professor Renan Osório Rios. A equipe foi responsável pela criação de um robô autônomo chamado “Ligeirinho”, que utiliza um sistema de visão computacional para enxergar o ambiente, identificar objetos e se deslocar até eles. O projeto foi inscrito na 2ª Chamada do Edital da Fapes nº 01/2023, que viabiliza a participação em eventos técnico-científicos locais, nacionais e internacionais.
Segundo o diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, a Fundação tem como missão estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes capixabas, bem como despertar o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação. Participar de eventos como a Robocup contribui para a divulgação internacional dos projetos desenvolvidos no estado, além de proporcionar visibilidade ao talento local nesses setores.
Os Titãs da Robótica não são novatos em conquistas, já que em 2023 foram campeões na Olimpíada Brasileira de Robótica Estadual do Espírito Santo e da Olimpíada Brasileira de Robótica. Com uma equipe formada por três estudantes e orientada pelo professor Júlio Cesar Vendramini, os jovens demonstraram alto nível de competência e dedicação.
Durante a competição Robocup 2024, os participantes enfrentaram desafios que simulavam um ambiente de desastre natural, onde um robô autônomo deveria encontrar vítimas e levá-las a uma área de resgate em um determinado tempo. O robô precisava se adaptar a mudanças no ambiente a cada rodada, tornando as provas extremamente desafiadoras. A equipe vencedora era aquela que completava o percurso em oito minutos com o menor número de erros.
O coordenador do projeto, professor Renan Osório, ressaltou a importância do apoio da Fapes para viabilizar a participação da equipe na competição, devido aos altos custos envolvidos. A experiência adquirida durante o evento permitiu trocas de conhecimento com equipes de outros países, além de proporcionar o contato com novas tecnologias educacionais.
Além disso, o professor destacou a presença de outra equipe de robótica na instituição, composta por meninas que foram campeãs estaduais. A participação das meninas em futuras competições internacionais também está sendo planejada, visando expandir o conhecimento e a experiência no campo da robótica.
A Robocup 2024, que teve como objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias de robôs para o benefício da sociedade, já realizou edições em diversos países ao redor do mundo. O evento se destaca como uma plataforma de inovação e aprendizado para jovens talentosos interessados na área de robótica.
É com iniciativas como a participação dos Titãs da Robótica na Robocup que o Espírito Santo se destaca no cenário internacional, demonstrando o potencial e a competência dos estudantes e pesquisadores locais. Parabéns à equipe pela brilhante conquista e que sirva de inspiração para futuras gerações de cientistas e inovadores.
Fonte: Governo ES