23.5 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
23.5 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES: Edital de apoio para pesquisa científica na agropecuária.

Governo ES: Edital de apoio para pesquisa científica na agropecuária.

Com a inovação como pilar de gestão em todas as áreas de desenvolvimento do Espírito Santo, o Governo do Estado lançou o mais recente chamamento público de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento e à Inovação Agropecuária através do programa Inovagro. Esse programa, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), visa subsidiar a formulação de políticas públicas nos setores da agropecuária, aquicultura e pesca no Estado.

O edital de nº 03/2024, disponível no site da Fapes, destina um investimento total de R$ 10 milhões do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) para financiar até 40 propostas de projetos a serem realizadas em até 36 meses. É fundamental ressaltar que o foco desse edital é incentivar o trabalho em rede, promovendo a colaboração entre especialistas de diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destaca a importância de investir em pesquisa e inovação para garantir o futuro do agronegócio capixaba. A inovação é essencial para aumentar a eficiência da produção agrícola, reduzir custos para os produtores e minimizar impactos ambientais. Por meio de novas tecnologias e pesquisa, é possível facilitar o trabalho no campo e promover o desenvolvimento econômico do Estado.

O programa Inovagro visa apoiar projetos de pesquisa inovadores que contribuam para a criação de políticas públicas voltadas para a melhoria da agricultura, aquicultura e pesca no Espírito Santo. Além disso, busca desenvolver tecnologias e melhorar a assistência técnica e extensão aos produtores rurais locais.

As propostas devem se enquadrar em um dos cinco temas descritos no edital, com valores de investimento específicos para cada área. A participação no programa está aberta a pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa no Espírito Santo, com ênfase na colaboração em redes para abordar os problemas do mundo real de forma interdisciplinar.

Para participar do Inovagro, o coordenador da rede deve possuir titulação mínima de mestre, ter vínculo empregatício com o Incaper e ser residente do Espírito Santo ou de municípios vizinhos. Já o coordenador do projeto deve ter titulação mínima de mestre ou comprovar experiência na área, além de residir no Estado ou em municípios próximos.

O edital Fapes/Seag nº 03/2024 está disponível para consulta no site da Fapes, com prazo de inscrição até o dia 19/06/2024. Os interessados em participar devem acessar o site sigfapes.es.gov.br para submeter suas propostas. O programa Inovagro representa uma oportunidade única para pesquisadores e instituições do Espírito Santo contribuírem para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Estado.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.