O Ministério da Saúde divulgou hoje a lista dos primeiros municípios brasileiros que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue. No Espírito Santo, 20 municípios da região Metropolitana de Saúde foram definidos para receber a vacina, seguindo recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os critérios para a seleção dos municípios incluem a aplicação das doses em regiões endêmicas, formadas por municípios de grande porte, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e maior predominância do sorotipo DENV-2. A expectativa é de que as doses cheguem ao Estado até início de fevereiro, para imunização da população-alvo, crianças de 10 a 14 anos.
No total, existem 246.651 crianças e adolescentes nessa faixa etária no Estado, com 137.438 desses jovens nos municípios selecionados para as primeiras doses. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Os dados de casos notificados de dengue são publicados semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no site mosquito.saude.es.gov.br/boletins.
A decisão de priorizar a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos se deve ao fato de que esse grupo concentra o maior número de hospitalizações por dengue no país, depois de pessoas idosas, para as quais a vacina não foi liberada pela Anvisa, e também pelo número limitado de doses disponíveis.
A chegada das vacinas ao Estado é aguardada para fevereiro, e a Secretaria da Saúde está no aguardo da confirmação do número de doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde.
Para mais informações, acesse o site da Sesa ou entre em contato com a Assessoria de Comunicação através do e-mail asscom@saude.es.gov.br.
Escreva aqui as palavras chave em negrito: vacina contra dengue, Espírito Santo, Ministério da Saúde, crianças e adolescentes, imunização, Dengvaxia.
Fonte: Governo ES