Nesta semana, o programa ES Solidário do Governo do Estado já distribuiu cerca de 30 mil kits de donativos e 140 mil litros de água para a população dos 13 municípios atingidos pelas chuvas do último final de semana. Essa ação de solidariedade é fundamental para ajudar as pessoas que foram afetadas pelas enchentes e deslizamentos.
As doações incluem cestas básicas, kit limpeza, kit higiene, colchões, cobertores, ração animal, fraldas, absorventes, entre outros itens essenciais. O ES Solidário está recebendo doações na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória, e em Cachoeiro de Itapemirim.
É importante destacar o apoio da população em geral, empresas e instituições que têm colaborado de forma significativa. As Secretarias de Direitos Humanos (SEDH), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando juntos para coordenar as doações e garantir que cheguem às mãos dos que mais necessitam.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressalta a importância da união dos capixabas nesse momento de crise. Ela destaca o esforço do Governo em garantir apoio à população afetada pelas chuvas, seja através das doações recebidas da comunidade ou dos recursos públicos investidos.
De acordo com o Decreto 501-S do Governo do Estado, 13 municípios estão em situação de emergência. São eles: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Para quem deseja contribuir com o ES Solidário, os pontos de arrecadação são o Quadra do Corpo de Bombeiros em Vitória e em Cachoeiro de Itapemirim. Todas as informações sobre as doações estão disponíveis no site do programa.
É fundamental que todos se unam nesse momento difícil e mostrem solidariedade aos que mais precisam. Através da ajuda mútua e da colaboração de todos, conseguiremos superar juntos os desafios causados pelas chuvas e suas consequências. Contamos com a solidariedade de cada um para fazer a diferença na vida dessas famílias afetadas. Juntos somos mais fortes!
Fonte: Governo ES