23.4 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
23.4 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES discute sistema de inteligência agrícola no 10º Cosud.

Governo ES discute sistema de inteligência agrícola no 10º Cosud.

Nos últimos dias, os estados do Sul e Sudeste do Brasil se reuniram para discutir a importância da troca de informações sobre a agropecuária nessas regiões. O objetivo é desenvolver políticas públicas mais eficientes para o setor e conquistar novos mercados. O encontro do Grupo Técnico (GT) de Agricultura e Pecuária da 10ª edição do Cosud foi realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de secretários de Agricultura dos sete estados envolvidos.

Durante a reunião, cerca de 20 temas foram debatidos, incluindo serviços de inspeção, rastreabilidade e acesso à internet no campo. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se o alinhamento de informações para a elaboração de políticas públicas, a previsão meteorológica diante das mudanças climáticas, a troca de informações entre os sistemas de defesa agropecuária e a abertura de novos mercados.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, enfatizou a importância da parceria entre os estados participantes do Cosud para impulsionar o desenvolvimento da agropecuária e superar desafios comuns, como as adversidades climáticas. Ele ressaltou a necessidade de integrar os sistemas de inspeção e defesa agropecuária para garantir a segurança dos produtos agrícolas e ampliar a presença nos mercados.

Além disso, foram abordados temas como a preservação da água na produção de alimentos, a valorização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e melhorias na infraestrutura. O projeto “Diga sim ao SIM” visa fortalecer e modernizar os serviços de inspeção municipal por meio de capacitação e investimentos.

A próxima edição do Cosud está prevista para ocorrer no Espírito Santo, entre os dias 08 e 10 de agosto deste ano. Esses encontros são fundamentais para fortalecer a integração entre os estados e promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Com isso, a colaboração e o compartilhamento de informações entre os estados se mostram essenciais para impulsionar o setor agropecuário e alcançar novos patamares de crescimento e inovação. O trabalho conjunto é fundamental para superar desafios e explorar novas oportunidades, resultando em benefícios para toda a cadeia produtiva e a economia regional.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.