A Campanha de Vacinação contra a Influenza no Espírito Santo está em pleno andamento, e neste sábado (13) acontece o dia “D” de mobilização para os mais de 1,5 milhão de capixabas que fazem parte dos 18 grupos prioritários e ainda não se imunizaram. Essa ação foi pactuada em Comissão Intergestores Bipartite (CIB), por meio da Resolução CIB Nº 39/2024, com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza.
A expectativa é de que o Estado supere a cobertura vacinal do ano anterior, que foi de 56,50%, atingindo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% até o final da campanha. Até o momento, no entanto, apenas 11,5% dos grupos prioritários foram vacinados. Portanto, é fundamental que aqueles que ainda não se vacinaram aproveitem essa oportunidade para se proteger.
Os grupos que podem se vacinar contra a gripe incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos Básico e Superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Para calcular a cobertura vacinal contra a gripe, são considerados os grupos de maior risco de complicações, internações e mortalidade, como crianças, povos indígenas, gestantes, puérperas e idosos. Em 2023, o Estado alcançou uma cobertura de 56,50%, ficando abaixo da meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.
É fundamental que a população se conscientize da importância da vacinação contra a gripe, especialmente neste momento de pandemia. A vacinação é uma forma eficaz de prevenir doenças e proteger a si mesmo e aos outros. Portanto, não deixe de se vacinar e contribuir para a saúde coletiva.
Para mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza no Espírito Santo, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Sesa através do e-mail asscom@saude.es.gov.br.
Lembre-se de que a vacinação é uma medida importante para cuidar da sua saúde e da saúde de todos. Vamos juntos combater a gripe e proteger a nossa comunidade. Não perca a oportunidade de se imunizar neste sábado e faça a diferença na luta contra a influenza. Juntos, somos mais fortes!
Fonte: Governo ES