23.9 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23.9 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES destaca avanço do saneamento básico no Censo 2022.

Governo ES destaca avanço do saneamento básico no Censo 2022.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou um levantamento especial com dados atualizados sobre os tipos de domicílios, saneamento básico e coleta de lixo nos 78 municípios do Espírito Santo. O estudo faz parte do projeto “IJSN no Censo 2022” e é baseado na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação aos domicílios particulares permanentes ocupados, a análise revelou que **80,11%** são do tipo casa, **19,04%** do tipo apartamento e **0,85%** correspondem a outros tipos de habitação. É interessante notar que o Espírito Santo registrou o quinto maior percentual de domicílios do tipo apartamento entre as Unidades da Federação, com um aumento significativo em relação ao Censo de 2010, passando de 14,22% para 19,04%.

Entre os municípios capixabas, Vitória lidera a proporção de domicílios do tipo apartamento, com **48,99%**, seguida por Vila Velha com **40,82%**. Castelo, Venda Nova do Imigrante e Colatina completam a lista dos cinco municípios com maior percentual de apartamentos.

No quesito saneamento, o Espírito Santo se destaca por apresentar um percentual de **84,3%** de domicílios abastecidos pela rede geral de água, acima da média nacional de **83,9%**. Vitória se destaca como a capital brasileira com o maior percentual de abastecimento pela rede de água, com **99,52%**, seguida por Vila Velha, Cariacica, Piúma e Serra.

O Estado ocupa o terceiro lugar entre as UFs na proporção de domicílios com água canalizada, atingindo **99,43%**, enquanto a média nacional é de **95,67%**. Quanto ao esgotamento sanitário, **75,36%** dos domicílios no Espírito Santo estão conectados à rede de esgoto, superando a média nacional de **64,69%**. Vitória se destaca mais uma vez, com **99,67%** dos domicílios conectados à rede de esgoto.

No que diz respeito à coleta de lixo, o Estado atinge um percentual de **93,05%** dos domicílios cobertos, colocando-o em oitavo lugar no ranking nacional. Esses resultados são reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, em parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e os municípios.

Para mais informações sobre o levantamento do IJSN no Censo 2022, acesse o site do Instituto. Os dados destacam o Espírito Santo como um dos estados com melhores índices de saneamento do país, resultado dos investimentos e do trabalho conjunto entre governo e empresas responsáveis.

Em resumo, o Espírito Santo tem avançado significativamente em relação à qualidade dos domicílios, saneamento básico e coleta de lixo, colocando-o em destaque a nível nacional. Esses dados refletem o compromisso do governo em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população capixaba.

Portanto, os resultados do levantamento do IJSN são animadores e reforçam a importância dos investimentos em saneamento e infraestrutura para o desenvolvimento do estado. É um passo importante na busca por uma sociedade mais sustentável e saudável para todos os capixabas.

Fonte: Governo ES

Confira Também