25 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
25 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES conclui Projeto Mobilidade Elétrica com lançamento de livro

Governo ES conclui Projeto Mobilidade Elétrica com lançamento de livro

A mobilidade elétrica já é uma realidade para os capixabas! Com o término do projeto de pesquisa científica “Mobilidade Elétrica no Espírito Santo – Um Projeto de Vanguarda”, os moradores do estado podem esperar ver cada vez mais veículos elétricos pelas ruas. O evento de lançamento do livro que marca o encerramento do estudo aconteceu na Cidade da Inovação, em Vitória, na última quinta-feira (21).

O objetivo principal do projeto é desenvolver estudos baseados em dados concretos sobre a mobilidade elétrica, a fim de permitir que o Governo do Estado implemente políticas de incentivo para o uso de veículos elétricos. Isso, por sua vez, trará benefícios significativos para a população capixaba, além de estabelecer uma estrutura de dados sobre mobilidade elétrica, acessível por meio de APIs, para promover o desenvolvimento de aplicativos e negócios relacionados ao tema.

Em 2021, o projeto também entregou dez carros elétricos para o Governo do Estado, que agora fazem parte da frota da Patrulha Escolar da Polícia Militar em parceria com a Secretaria da Educação. O livro detalha todo o processo e os resultados obtidos durante os 30 meses de pesquisa.

O valor total do projeto foi de cerca de R$ 3,3 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Mobilidade Capixaba pela Inovação, administrado pela Fapes. O projeto contou com a colaboração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da EDP Smart.

Durante o evento de encerramento, o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, expressou sua satisfação com os resultados alcançados, enfatizando a importância do projeto na temática da descarbonização e no preparo dos capixabas para os desafios futuros.

O professor Reginaldo Barbosa Nunes, coordenador do estudo, destacou que a viabilidade econômica dos veículos elétricos é alta para frota que percorre mais de 120 quilômetros diários. Além do aspecto financeiro, a redução das emissões de dióxido de carbono e de outros poluentes também foi mencionada como um benefício significativo da transição para a mobilidade elétrica.

O projeto foi dividido em quatro subprojetos que analisaram a viabilidade econômica, desenvolveram infraestrutura de abastecimento, adquiriram e gerenciaram a frota de veículos leves, e realizaram análises técnicas e monitoramento ativo dos veículos e eletropostos.

No subprojeto 1, coordenado pelo professor Edinilson Silva Felipe da Ufes, foi concluído que a transição para veículos elétricos acontecerá, mas em ritmos diferentes dependendo da faixa de renda da população. Incentivos fiscais e não fiscais foram identificados como essenciais para acelerar essa transição.

No subprojeto 2, eletropostos foram instalados em várias cidades do estado para atender a demanda de abastecimento dos veículos elétricos. O subprojeto 4 desenvolveu um aplicativo para monitoramento dos veículos e eletropostos, facilitando a coleta de dados e geração de relatórios.

O projeto resultou na melhoria da infraestrutura de laboratórios da Ufes e do Ifes, na publicação de diversos artigos e trabalhos técnicos, na orientação de teses de doutorado e dissertações de mestrado, e na criação de produtos e softwares para apoio à mobilidade elétrica.

Com o objetivo de incentivar a transição para veículos elétricos, é fundamental a implementação de políticas de incentivo, como a redução de impostos, isenções de pedágios, entre outras ações que tornem os veículos elétricos mais acessíveis e atraentes para a população.

O livro completo do projeto está disponível para consulta, oferecendo uma visão abrangente do estudo e dos resultados obtidos. A mobilidade elétrica no Espírito Santo é uma realidade em crescimento, e iniciativas como essa pesquisa científica são fundamentais para impulsionar essa evolução e promover um futuro mais sustentável e limpo para todos os capixabas.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.