20.7 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
20.7 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES busca tecnologia de dessalinização para ampliar abastecimento de água no...

Governo ES busca tecnologia de dessalinização para ampliar abastecimento de água no estado

O Governo do Espírito Santo está buscando soluções inovadoras para garantir o abastecimento de água potável para a Região Metropolitana da Grande Vitória, Anchieta e Aracruz. Nesta sexta-feira, foi publicado o edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Nº 001/2024, no site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). O objetivo é receber estudos de empresas especializadas para a conversão de água do mar em água potável.

De acordo com o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, a publicação do edital é um passo fundamental para o avanço desse projeto. Ele ressaltou a tecnologia disponível em outros países, como o Chile, onde uma usina de dessalinização no deserto de Atacama abastece residências usando água do Oceano Pacífico. Além disso, a empresa espanhola GS Inima já manifestou interesse em instalar usinas de dessalinização no Espírito Santo.

O PMI é um chamamento público para que empresas apresentem estudos de viabilidade e levantem dados sobre o projeto em questão. O prazo para manifestar interesse quanto à elaboração dos estudos é de 30 dias a partir da publicação do edital. O projeto do Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada deve abranger captação, adução, tratamento, reservação e interligação ao sistema de abastecimento existente, seguindo os padrões de potabilidade estabelecidos.

A iniciativa faz parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos do Espírito Santo (PPI-ES) e será conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan).

Em suma, o edital do PMI representa um importante passo para a busca de soluções inovadoras e sustentáveis no abastecimento de água potável no Espírito Santo. Com a participação de empresas qualificadas, espera-se que novas tecnologias e modelos de negócios sejam desenvolvidos para atender às necessidades da população. Essa iniciativa também reforça o compromisso do governo estadual com a busca por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos capixabas.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.