O Governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa) e o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES), iniciou a antecipação da entrega de doses da vacina contra a dengue para os municípios da região Central-Norte. Esses municípios foram recentemente elencados pelo Ministério da Saúde para integrar a estratégia de vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
**Vacinação contra a dengue nos municípios**
Os 29 municípios da região Central-Norte já podem agendar a retirada das doses nas Superintendências Regionais de Saúde em Colatina e São Mateus. O Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica Nº 37/2024, incluiu esses municípios na campanha, visando a distribuição de novas doses que serão enviadas aos estados em breve.
Com a autorização da Sesa, houve o remanejamento de vacinas de municípios que tinham doses em estoque, a fim de agilizar a cobertura vacinal da população-alvo. Essas medidas foram acordadas com o COSEMS/ES.
Serão disponibilizadas 8.570 doses para os municípios, atendendo aproximadamente 14% da população-alvo de 59.927 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Com a chegada de novas doses do Ministério da Saúde, a Sesa realizará complementação e reposição das doses remanejadas.
**Agendamento e orientações da campanha**
Os municípios contemplados já receberam as orientações técnicas-operacionais por meio da Nota Técnica Nº 13/2024. Agora, eles podem agendar a retirada das doses para iniciar a vacinação.
Dentre os municípios que fazem parte da campanha estão: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.
**Antecipação e estratégia estadual**
O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a receber as doses da vacina contra a dengue, com 23 municípios da região Metropolitana de Saúde contemplados. A escolha seguiu recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial da Saúde.
Além disso, a inclusão da região Central-Norte na campanha foi anunciada através da Nota Técnica Nº 37/2024. A antecipação da vacinação nesses municípios foi definida em acordo com a Sesa e o COSEMS/ES, visando acelerar a imunização da população-alvo.
A vacina da dengue requer duas doses com um intervalo de três meses entre elas. As segundas doses serão enviadas posteriormente pelo Ministério da Saúde para todos os municípios contemplados.
Até o momento, 28.476 doses já foram aplicadas nos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde, alcançando uma cobertura de 19.54%. A meta vacinal é de 90%.
Com a chegada das novas doses e a antecipação da vacinação nos municípios da região Central-Norte, a expectativa é aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra a dengue.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Sesa através do email asscom@saude.es.gov.br.
Espero que o artigo atenda às suas expectativas! Se precisar de mais alguma coisa, estarei à disposição.
Fonte: Governo ES