Com investimentos recordes e inauguração de novas escolas de Tempo Integral, o governo do Estado iniciou o novo ano letivo com o retorno de aproximadamente 200 mil estudantes à Rede Estadual de ensino. O evento de abertura aconteceu na primeira Escola de Tempo Integral da Socioeducação, no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica, com a presença do governador Renato Casagrande.
A unidade é uma das 28 novas escolas, totalizando 184 unidades com essa oferta na Rede Estadual. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, o Centro Socioeducativo tem como escola de referência o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maria Penedo. Atenderá 90 estudantes nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio, Educação Jovens e Adultos (EJA) e curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística.
O governador Casagrande enfatizou a importância da ampliação das escolas de Tempo Integral, cumprindo o Plano Estadual de Educação e oferecendo mais oportunidades aos alunos. Ele ressaltou ainda a parceria com os municípios, com o repasse de verbas para os fundos da educação, visando oferecer mais qualidade no ensino das escolas municipais.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou o crescimento do número de escolas em Tempo Integral, passando de 32 unidades para as atuais 184. Além disso, comemorou a inauguração da primeira escola em Tempo Integral da socioeducação do Espírito Santo, enfatizando que a unidade oferecerá todos os atrativos das outras cerca de 400 escolas dessa modalidade.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou o compromisso do governo em garantir aos jovens que cumprem medidas socioeducativas o direito à educação e a profissionalização.
O diretor-geral do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto Filho, celebrou as entregas realizadas durante a solenidade e elencou os avanços conquistados. Destacou que, para alcançar esses resultados, foi fundamental o apoio do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.
Além das inaugurações, o novo ano letivo traz novidades, como a ampliação do número de escolas que passam a atender na modalidade de Tempo Integral e a certificação de outras escolas com o selo do Programa Escola do Futuro.
Outras ações incluem a oferta de vagas para o Programa Intercâmbio Sedu, o atendimento com curso preparatório para três mil alunos no Pré-Enem, o Guia de Oportunidades, o Programa Educar para a Paz e o Projeto Agente de Integração Escolar.
Com investimentos importantes, o Governo do Estado repassou aos Conselhos de Escola mais de R$ 216 milhões para ser aplicado na manutenção da rede física escolar e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
O ano letivo de 2024 promete trazer mais oportunidades e qualidade na educação para os estudantes da Rede Estadual de ensino. As novas escolas de Tempo Integral e as diversas iniciativas do programa mostram o compromisso do governo em garantir um futuro promissor para a juventude capixaba.
Fonte: Governo ES