Os jovens capixabas estão se destacando no mercado de trabalho do Espírito Santo, com uma taxa de inserção na força de trabalho acima da média nacional. Em 2022, 67,6% dos jovens entre 15 e 29 anos estão trabalhando ou buscando oportunidades de emprego, o que representa um total de 602,4 mil jovens ativos no mercado de trabalho no estado.
Os dados foram divulgados no “Caderno da Juventude – Jovem na força de trabalho 2016 a 2022”, desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O diretor-geral do instituto, Pablo Lira, destacou o potencial da juventude capixaba, ressaltando que o estado apresentou um crescimento maior na taxa de participação dos jovens no mercado de trabalho em comparação com a média nacional.
O estudo apontou que a faixa etária de 25 a 29 anos foi a que teve a maior taxa de participação na força de trabalho, com 83,1%, seguida pelos jovens de 18 a 24 anos, com 73,0%. Já os jovens de 15 a 17 anos registraram uma taxa de participação de 25,8%, indicando que a maioria dos jovens começa a ingressar no mercado de trabalho a partir dos 18 anos.
Antonio Rocha, diretor de Integração do IJSN, ressaltou que todas as faixas etárias dos jovens apresentaram crescimento na taxa de participação no mercado de trabalho no Espírito Santo no período de 2016 a 2022. O maior crescimento foi observado na faixa etária de 18 a 24 anos, seguido pelos jovens de 15 a 17 anos e de 25 a 29 anos.
Em relação à ocupação dos jovens, o estudo apontou que a maioria está empregada (78,6%), seguida pelos jovens que trabalham por conta própria (16,8%). Os setores com maior número de jovens ocupados são o Comércio, com 27,8%, e a Informação e Comunicação, com 11,8%.
O “Caderno da Juventude – Jovem na força de trabalho 2016 a 2022” está disponível na íntegra no site do IJSN. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do instituto através do e-mail comunicacao@ijsn.es.gov.br.
Fique por dentro das estatísticas e tendências do mercado de trabalho jovem no Espírito Santo e acompanhe o sucesso e o crescimento dos jovens capixabas no ambiente profissional. E você, jovem capixaba, está preparado para se destacar no mercado de trabalho? Junte-se a essa geração de talentos e faça a diferença!
Fonte: Governo ES