23.5 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
23.5 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES: 3º no ranking de participação em atividades econômicas criativas

Governo ES: 3º no ranking de participação em atividades econômicas criativas

O Espírito Santo alcançou um feito impressionante ao se destacar como a terceira Unidade da Federação com o maior número de pessoas ocupadas em atividades econômicas criativas, com um percentual de 11,7% no quarto trimestre de 2023. Esse resultado coloca o estado acima da média nacional, que ficou em 11,2%, sendo superado apenas por São Paulo, com 13,3%, e Rio de Janeiro, com 13,9%.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), durante o lançamento do Boletim Economia Criativa. Essa pesquisa é fundamental para orientar o trabalho da Secult, permitindo uma análise cuidadosa das políticas públicas implementadas e identificando áreas que precisam de melhorias.

Desde o lançamento do programa ES+Criativo em novembro de 2019, o Estado tem investido na formação e capacitação empreendedora, reconhecendo a cultura e a economia criativas como peças fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável e a geração de trabalho e renda. A importância da cultura vai além da nossa identidade e senso de pertencimento, sendo também uma indústria composta por diversos setores.

No quarto trimestre de 2023, o Espírito Santo registrou um aumento significativo no número de pessoas ocupadas em atividades criativas, chegando a 240.772 trabalhadores, o que representa um aumento de 14,8% em relação ao trimestre anterior. Entre os setores que mais empregaram pessoas na economia criativa destacam-se Alojamento e Alimentação, com 111.759 ocupados, e Informação e Comunicação, com 82.424.

No que diz respeito ao tipo de vínculo empregatício, 51,7% dos trabalhadores da economia criativa no Espírito Santo são do setor privado, seguidos por 38,7% de trabalhadores por conta própria e 7,5% de empregadores. Esta última categoria registrou um crescimento de 2% em relação ao trimestre anterior, demonstrando o potencial empreendedor na economia criativa.

O crescimento do empreendedorismo no setor criativo está relacionado à facilidade oferecida aos empreendedores, com o Espírito Santo se destacando na redução do tempo de abertura de empresas e na desburocratização para quem deseja empreender. Esse cenário é fruto de um trabalho conjunto do Governo do Estado, Junta Comercial, Aderes, Sebrae e municípios, visando fortalecer o empreendedorismo na economia criativa.

No quarto trimestre de 2023, o rendimento médio dos ocupados nos setores da economia criativa no Espírito Santo foi de R$ 2.927,97, colocando o estado na 9ª posição no ranking de rendimentos entre as UFs. Esse valor representa um aumento significativo em relação a trimestres anteriores, refletindo o crescimento da massa de rendimento e do número de pessoas ocupadas nas atividades criativas.

Em suma, o Espírito Santo tem se destacado no cenário da economia criativa, demonstrando um crescimento expressivo no número de pessoas ocupadas, no empreendedorismo e nos rendimentos gerados pelo setor. A pesquisa do IJSN em parceria com a Secult fornece informações valiosas para orientar políticas públicas e impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico e cultural do estado.

Acesse o Boletim Economia Criativa – 4º trimestre de 2023 na íntegra em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/boletins/economia-criativa.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do IJSN através do telefone (27) 3636-8066 / 99892-5291 ou pelo e-mail [email protected]. Já a Assessoria de Comunicação da Secult está disponível pelos telefones (27) 3636-7111 ou pelo WhatsApp (27) 99753-7583, além dos e-mails [email protected] e [email protected].

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.