24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno ES: 2º ano de meta alcançada da vacina BCG

Governo ES: 2º ano de meta alcançada da vacina BCG

No dia 1º de julho, comemoramos uma importante data para a saúde pública: o Dia da Vacina BCG, também conhecida como Bacilo de Calmette e Guérin. E o Espírito Santo tem motivos de sobra para celebrar, pois pelo segundo ano consecutivo, o Estado superou a meta vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, alcançando uma cobertura de 94,14% em 2023 e 95,38% em 2024.

A BCG é uma vacina essencial para prevenir formas graves de Tuberculose, uma doença contagiosa que pode afetar os pulmões, ossos, rins e as meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. O esquema de vacinação é em dose única e o ideal é que seja administrada nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Caso não seja feita nesse período, a vacina está disponível nas salas de vacinação para crianças de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Nos últimos anos, o Espírito Santo tem apresentado um aumento significativo na cobertura vacinal da BCG, após um período de baixa adesão durante a pandemia de Covid-19. Em 2019, a cobertura foi de 90,10%, seguida por 99,98% em 2018. Por outro lado, os anos de 2020 a 2022 registraram índices mais baixos, devido à crise sanitária e ao desabastecimento do imunizante.

O sucesso na ampliação da vacinação da BCG no Estado se deve a uma série de ações realizadas pela Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios capixabas. Entre essas medidas, destacam-se a melhoria dos registros no Vacina e Confia, a oferta da vacina em maternidades, capacitações de profissionais de saúde e o fortalecimento da conscientização das famílias sobre a importância da vacina.

Em suma, o Espírito Santo tem conquistado resultados admiráveis na vacinação da BCG, graças ao esforço conjunto das autoridades de saúde e da população. Com uma cobertura cada vez maior, a expectativa é de reduzir os casos de Tuberculose e garantir a proteção das crianças contra essa grave doença. A vacinação é fundamental para a promoção da saúde pública e para o bem-estar de toda a sociedade. Parabéns ao Espírito Santo por alcançar e superar metas tão importantes para a saúde de seus cidadãos.

Fonte: Governo ES

Confira Também