O Governo do Estado inaugurou oficialmente o Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA) – SERDIA no Espírito Santo. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (09), no município de Iúna. O SERDIA se constitui em uma estratégia promovida pela Secretaria da Saúde (Sesa) para ampliar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Regionalização e Acesso
O SERDIA também visa a regionalizar o atendimento, promover o acesso e humanizar o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e autismo. O serviço já está presente em outros quatro municípios do Espírito Santo e teve sua inauguração oficial no sul do Estado.
A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, representou o governador do Estado, Renato Casagrande, na inauguração do SERDIA de Iúna. Ela destacou a importância do projeto estratégico do Governo na área da Saúde, dentro da política de cofinanciamento com os municípios. “Ampliando a assistência, contribuímos para promover a inclusão, garantindo o acesso ao cuidado e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os atendimentos serão realizados na Apae de Iúna, que hoje comemora 34 anos. Um longo período de importantes ações dessa instituição, em benefício das pessoas com deficiência”, disse a titular da Secretaria do Governo (SEG).
Política de ampliação e territorialização
O SERDIA constitui uma política estadual de estratégia para ampliar a assistência no SUS capixaba e territorializar o atendimento à pessoa com deficiência intelectual e TEA. Todo acesso é feito pela Atenção Primária, via Unidade Básica de Saúde (UBS). A política foi instituída pela Sesa, por meio da Portaria Nº 159-R, de 20 de dezembro de 2022.
Fonte: Governo ES