Na terça-feira (09), o Governo do Estado anunciou uma parceria para ampliar a oferta de qualificação profissional na região turística da Rota da Costa e da Imigração, visando capacitar profissionais para atuação em bares e restaurantes. O acordo firmado entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) prevê um investimento de R$ 450 mil na Escola Família Turismo Pietrogrande (EFTUR).
A região beneficiada recebe a capacitação em oito municípios do sul capixaba, e o curso Técnico em Restaurante e Bar, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em 2010, tem se mostrado de grande importância. Mais de 400 alunos já foram atendidos pelo curso, que terá duas novas turmas abertas à comunidade: uma no horário vespertino e outra no horário noturno.
Para o governador Renato Casagrande, fortalecer o trabalho de formação profissional é essencial para o desenvolvimento do estado. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou a importância do curso, destacando o impacto na economia local.
A parceria com o MEPES foi celebrada com felicidade, conforme destacou o superintendente Idalgizo José Monequi. A coordenadora administrativa da EFTUR, Eliza Venzi, ressaltou a importância do ensino técnico baseado na ligação entre a escola, a comunidade e o meio para a vivência sócio-profissional do aluno.
Por fim, a Escola Família Turismo Pietrogrande segue sua missão de contribuir para o desenvolvimento do Turismo na Região do litoral sul capixaba, com inscrições já abertas para os interessados em participar do curso. Para obter mais informações sobre o processo de inscrição e detalhes do curso, entre em contato pelos canais disponibilizados.
Fonte: Governo ES