25 C
Marataizes
domingo, dezembro 22, 2024
25 C
Marataizes
domingo, 22 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralGoverno do Estado avança para ser referência em transparência na área ambiental

Governo do Estado avança para ser referência em transparência na área ambiental

O Governo do Estado deu mais um passo para se tornar referência em transparência na área ambiental, com a publicação, no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), das portarias de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. Todas as portarias emitidas neste ano estão no endereço www.agerh.es.gov.br/portarias_consulta.  O órgão está trabalhando para disponibilizar também as portarias relativas a anos anteriores.

Em reunião com o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata, realizada nessa segunda-feira (24), o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, explicou que, antes da mudança, as portarias de outorga eram publicadas somente no Diário Oficial.  A decisão de disponibilizar os documentos no sítio eletrônico facilita o acesso às informações sobre o uso dos recursos hídricos no Estado.

A publicação é resultado do trabalho do grupo de acompanhamento permanente formado no dia 10 de janeiro, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). O grupo conta com a participação de membros dos órgãos estaduais de meio ambiente e da sociedade civil organizada, e tem por objetivo definir pontos focais em cada um dos órgãos para fomentar a qualidade e a periodicidade na divulgação de informações da área ambiental no Estado.

O colegiado foi formado após a classificação do Espírito Santo em 6º lugar entre os estados no Ranking da Transparência Ambiental, avaliação nacional realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2018. Após a realização do diagnóstico, o MPF enviou recomendação aos órgãos para correção dos problemas, tendo como foco a ampliação do nível de transparência ambiental no Brasil.

À Agerh foi recomendado que desse publicidade às portarias de outorga relativas às hidrelétricas.  A subsecretária de Transparência, Mirian Porto do Sacramento, ressalta que, com a decisão de publicar todas as portarias, a Agerh foi além da recomendação, ampliando a transparência dos dados sobre a utilização dos recursos hídricos no Estado.

A Agência Estadual também avançou no atendimento de demandas da população, que chegam por meio da Ouvidoria. A Agência, que vinha acumulando manifestações sem resposta em 2018, zerou o passivo neste mês de junho. Todas as 69 demandas – entre reclamações, denúncias e pedidos de informação – cujo prazo para resposta já havia se esgotado foram respondidas.

O que é a outorga

A outorga é um instrumento necessário para o gerenciamento dos recursos hídricos, pois permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso. Nas portarias publicadas constam os prazos de outorga e os termos e as condições para a utilização da água.

Confira Também