24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do Espírito Santo anuncia medidas para mitigar efeitos das chuvas

Governo do Espírito Santo anuncia medidas para mitigar efeitos das chuvas

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta quinta-feira (17), no município de Alegre, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nas últimas horas. A comitiva oficial circulou pelas ruas, conversou com moradores e acompanhou os trabalhos de limpeza. Casagrande anunciou medidas emergenciais de apoio aos municípios atingidos pelas chuvas.

“Desde ontem [quarta-feira, 16], ainda durante a chuva, as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já se deslocaram para o município, dando apoio, fazendo o primeiro atendimento, com a retirada de pessoas dos locais de risco, além do trabalho humanitário de entrega de cestas básicas e colchões, além de ajudar na limpeza da cidade. Outros municípios também estão ajudando a cidade de Alegre. Essa união das prefeituras e a solidariedade entre as pessoas, uma ajudando as outras, são características da população capixaba”, afirmou Casagrande.

O governador informou que vai solicitar ao Governo Federal que seja permitida a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas atingidas. Em paralelo, o Governo do Estado trabalha para permitir o parcelamento e a não cobrança de ICMS para os empreendedores que tiveram seus estoques atingidos.

“Os secretários estaduais da Fazenda estão se reunindo e vão discutir a questão do Rio de Janeiro [que também enfrentou fortes chuvas] e vamos fazer adesão a esse pedido. Também estamos estudando outros benefícios, como o Cartão Reconstrução ES, que foi um instrumento criado pelo Governo do Estado para atender a famílias que perderam bens em decorrência de tragédias desse tipo”, disse.

Casagrande lembrou que o Espírito Santo conta com o Programa Estadual de Mudanças Climáticas, que trabalha em diversas frentes para mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos. “São previstas ações de reflorestamento e mudança de matriz energética para fontes renováveis. Iniciamos aqui na região o Probacias [Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas], que está distribuindo biodigestores e máquinas para auxiliar na construção de pequenas barragens e caixas secas. Além disso, temos investido permanentemente em infraestrutura”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.