19.8 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
19.8 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do ES - SEDH debate combate à violência contra idosos

Governo do ES – SEDH debate combate à violência contra idosos

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realizou um evento na manhã desta quarta-feira (24), Dia Nacional do Aposentado, com foco na pessoa idosa. Representantes de várias prefeituras, Ministério Público, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical do Espírito Santo e da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa estiveram presentes.

O secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Renan Cadais, enfatizou a importância desse momento como início de diálogo e escuta ativa. Ele ressaltou a necessidade de ampliar a atuação na defesa dos direitos da Pessoa Idosa.

O destaque do encontro foi o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, por meio de uma palestra da equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa. A apresentação abordou o trabalho desenvolvido pela delegacia, o número de denúncias recebidas, as principais vulnerabilidades e os diferentes tipos de golpes que afetam esse grupo da sociedade.

A palestra também ressaltou a importância da rede de apoio composta por diversos órgãos, incluindo os de saúde, para uma atuação mais eficiente na defesa desse público, além de orientar sobre os caminhos para realizar denúncias.

Durante o evento, a gerente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Paula Collela, destacou o trabalho do Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV). Este serviço tem o objetivo de prestar atendimento à população que teve seus direitos violados e deseja formalizar uma denúncia.

As denúncias recebidas em 2023 totalizaram 1.270 violações dos direitos da pessoa idosa. Os três principais tipos de violações registradas foram maus tratos, abandono de incapaz e agressão física. As cidades do Espírito Santo com mais denúncias foram: Serra, Vila Velha e Cariacica.

Para denunciar, os contatos são:

– Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV): Atendimento 24h via e-mail: [email protected] e/ou WhatsApp (27) 99297-2776. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães – Rua General Osório, 83, Edifício Portugal, 16º andar, Vitória. Telefone: (27) 3636-1321 / (27) 3222-4207.

– Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa: Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 2290 – Santa Luzia – Vitória. Telefone: (27) 3227-9545. Atendimento: Das 8h às 18h.

Além desses contatos, as denúncias também podem ser feitas através do Disque 100, 181 ou 190.

A realização desse evento e a divulgação dos canais de denúncia são essenciais para promover a conscientização sobre a importância de proteger e defender os direitos da pessoa idosa. É um passo significativo para garantir o bem-estar e a segurança desse público vulnerável. A sociedade como um todo deve estar engajada nessa causa, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e justo para os idosos.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.