Menos de 15 dias após as fortes chuvas que devastaram Mimoso do Sul, no Espírito Santo, os serviços de saúde no município já estão sendo retomados. Mais de 1.300 atendimentos emergenciais foram realizados nas Atenções Primária e Especializada, em 12 pontos de apoio espalhados pela sede e interior da cidade, graças ao esforço conjunto de aproximadamente 150 profissionais.
A força-tarefa para reorganização e fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde local conta com a participação de técnicos da Secretaria da Saúde (Sesa) e da Superintendência Regional Sul de Saúde, juntamente com bolsistas do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Profissionais voluntários, vindos de outros municípios capixabas, como Presidente Kennedy e Governador Lindenberg, também se uniram à equipe. Além disso, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi reforçada, com a chegada de mais seis profissionais, totalizando 11.
Na área urbana, os atendimentos incluem diversas especialidades médicas, como clínica geral, psiquiatria, pediatria, urologia, ginecologia, obstetrícia e odontologia. Também são oferecidos serviços de imunização e coletas de sangue, fezes e urina para exames laboratoriais, além de atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As ações estão concentradas em seis pontos de apoio, incluindo unidades básicas de saúde e escolas.
O Hospital Apóstolo Pedro e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionam como pontos de suporte para procedimentos hospitalares, uma vez que não foram afetados pela enchente. Na Zona Rural de Mimoso do Sul, os serviços são realizados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família de diferentes localidades.
Além disso, está prevista a realização de uma capacitação sobre manejo clínico de leptospirose, uma doença transmitida pela água em decorrência de enchentes. A capacitação será ministrada pela referência estadual em leptospirose da Secretaria da Saúde (Sesa), a médica Fanny Rosa, e é voltada para os profissionais que atuam na força-tarefa em Mimoso do Sul.
A retomada dos serviços de saúde em Mimoso do Sul é um exemplo de colaboração e solidariedade em meio a uma situação de emergência. O esforço conjunto das equipes médicas e de apoio está permitindo que a população tenha acesso aos cuidados necessários nesse momento delicado. A união de esforços entre instituições e voluntários é fundamental para a recuperação da cidade e o bem-estar da comunidade afetada.
Fonte: Governo ES